O atual momento de retração da economia brasileira tem criado um cenário propício para a contratação de estrangeiros. As empresas nacionais que já captam recursos humanos em outros países têm muitas vantagens a listar.
Entre elas, pode-se citar: intercâmbio técnico e cultural, o alto nível de qualificação da mão de obra e a perspectiva de expandir operações para outros países com o auxílio da expertise dos estrangeiros.
Nesse artigo, trataremos de cada uma dessas vantagens, além de realizar uma análise de cenário abordando as perspectivas para a contratação de estrangeiros. Nesse contexto, não poderíamos deixar de falar do aporte de investimentos estrangeiros no Brasil, que vem crescendo consideravelmente.
Continue acompanhando e entenda porque a retração da economia configura uma oportunidade para a contratação de estrangeiros!
Vantagens da contratação estrangeiros
Antes de passarmos para uma análise de cenário quanto às perspectivas de contratação de estrangeiros, devemos enumerar as vantagens de se apostar nessa estratégia. Acompanhe, a seguir, o que tem motivado muitas empresas nacionais a captar recursos humanos fora do país.
Intercâmbio técnico e cultural
Em diversos segmentos, o intercâmbio técnico e cultural proporcionado pela mão de obra estrangeira configura um diferencial e tanto. Por vezes, a experiência assimilada por estrangeiros em grandes mercados poderá impactar de forma bastante positiva os processos de trabalho desenvolvidos na empresa brasileira.
O mesmo vale para questões mais subjetivas, como aquelas ligadas à cultura organizacional. Alguns países e seus profissionais são conhecidos por práticas de excelência em gestão empresarial e capacidade de trabalho. Toda essa expertise poderá repercutir bem na equipe na qual o estrangeiro será inserido.
Alto nível de qualificação
Outro fator bastante interessante diz respeito ao nível de qualificação dos estrangeiros. Tal condição passa longe de ser uma regra, porém, em algumas áreas, a mão de obra nacional ainda deixa a desejar, fazendo com que nossas empresas empreendam esforços para recrutar estrangeiros.
Nesse contexto, também devemos pensar nos profissionais brasileiros de altíssima qualificação que saem do mercado nacional para buscar oportunidades mais atrativas fora do país. Tal condição agrava o quadro atual de carência de profissionais bem preparados em diversos segmentos, aumentando a necessidade de mão de obra especializada.
Projetos de internacionalização
Chegamos a uma das principais condições para a contratação de estrangeiros, que diz respeito à perspectiva de viabilizar projetos de internacionalização com o auxílio desses profissionais. Tenha em vista que muitas organizações esbarram em grandes dificuldades no momento de expandir suas operações para outros países por falta de conhecimento.
Com isso, profissionais estrangeiros passam a ser agentes estratégicos para o mapeamento de oportunidades e posicionamento das empresas brasileiras nos mercados em outros países. Há, inclusive, serviços especializados na área de projetos de internacionalização, que poderão oferecer soluções personalizadas às organizações com planos de expansão de negócios.
Negócios da China
O atual momento de retração da economia brasileira contrasta com os investimentos chineses no país. Depois de alguns anos de interrupção, a China voltou a apostar no Brasil.
Pautados principalmente no setor energético, os recursos aportados aqui chegaram a impressionantes U$ 5 bilhões em 2015 e a quase U$ 10 bilhões em 2016. O número apurado para 2017 deve ser algo próximo ao número observado no último ano.
Esse movimento dá continuidade a uma estratégia interrompida em meados de 2012, quando a economia chinesa desacelerou e algumas decisões do governo brasileiro desagradaram os investidores. Passado esse hiato e observado o otimismo do mercado, as perspectivas são as melhores possíveis.
Nesse novo ciclo, tivemos a chegada da companhia chinesa de energia elétrica que construiu a maior hidroelétrica do mundo, a Barragem de Três Gargantas. Com sede em São Paulo, a companhia pretende investir U$ 20 bilhões de reais no próximo triênio.
Na área de hidrelétricas, especificamente, interessa aos chineses assimilar tecnologia e conhecimento brasileiro. Por outro lado, eles também oferecem sua parcela técnica de contribuição, por também desenvolverem tecnologia de ponta no setor energético.
Forma-se, então, uma grande oportunidade de intercâmbio profissional — dessa vez, de mão dupla, pois brasileiros também poderão ser deslocados para a China, a fim de colocarem em prática os conhecimentos obtidos no Brasil.
Perspectivas futuras
No tópico anterior, tratamos do proeminente investimento da China no Brasil, especialmente no setor energético, devido ao volume de recursos que já foram ou ainda serão aportados nesse segmento. No entanto, outras áreas também têm demandado o recrutamento de estrangeiros.
Segundo estudos coordenados pela Secretária de Assuntos Estratégicos do Governo Federal ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, o Brasil carece de 6 milhões de profissionais de alta qualificação. As áreas mais demandadas são:
- medicina;
- engenharia civil;
- engenharia química;
- arquitetura.
Esses números chamam a atenção e apontam para um cenário bastante favorável à contratação de estrangeiros, ainda que a economia continue em retração. No entanto, vale lembrar que as leis brasileiras de imigração ainda podem impor obstáculos a esse processo.
Tanto por falta de informação quanto por indefinições da legislação, as empresas mantêm fortes reservas quanto à contratação de profissionais de outros países. Os temores mais recorrentes giram em torno de dificuldades para a regularização trabalhista dos novos funcionários (retirada do PIS/PASEP) e das autorizações de permanência dessas pessoas no país.
Ainda que existam orientações gerais em cartilhas do Ministério do Trabalho e Emprego, além de outros órgãos da administração pública federal, a realização de todos os procedimentos pode vir acompanhada de uma série de entraves.
Nesse sentido, é mais do que interessante se valer de uma ajuda especializada. Algumas consultorias de imigração poderão atuar como facilitadoras de vários processos, de modo a diminuir o trabalho e o tempo gastos para a regularização dos profissionais estrangeiros.
Com o post de hoje, esperamos ter apresentado as perspectivas atuais e futuras para a contratação de estrangeiros no contexto atual de retração da economia. Além disso, recomendamos atenção às áreas que mais estão contratando e às projeções para o próximo período.
Munido das informações desse post, temos certeza de que você poderá avaliar com precisão a possibilidade de contar com mão de obra proveniente de outros países.
E aí, o que você achou das informações sobre retração da economia e contratação de estrangeiros? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários!