ETIAS: o que você precisa saber sobre esse novo visto?

Você sabe o que é o ETIAS? Se você já viajou para o exterior, talvez entenda como esse visto funciona. Os viajantes brasileiros podem visitar quase todos os países europeus sem precisar de visto. Mas isso está prestes a mudar, porque a partir de 2022 poderá ser necessário solicitar um novo visto para possibilitar a viagem para a Europa.

A pandemia do coronavírus tem causado sérios problemas no mundo todo, e os reflexos também puderam ser observados no âmbito da imigração. As pessoas que pretendem trabalhar, estudar ou, até mesmo, viajar como turista para o exterior estão com mais dificuldades para tornar a viagem possível. Por isto é imprescindível informar-se sobre o novo visto para quem planeja realizar alguma viagem a Europa nos próximos anos.

Vamos conferir como o ETIAS funciona?

Por que esse documento foi criado?

O ETIAS, Sistema de Informação e Autorização de Viagem, foi criado especificamente para reforçar a segurança dos países do Espaço Schengen. Essa autorização é exclusiva para viagens nessa região e foi criada pela União Europeia com o propósito de aumentar a segurança nas fronteiras. O Espaço Schengen é uma área de livre trânsito entre os países da Europa.

Quais países exigirão o ETIAS?

Esse novo visto será obrigatório para os viajantes que estão a caminho da Europa, tanto para estudar, trabalhar quanto aproveitar as férias. Até se seu voo fizer escala em algum país europeu, será necessário estar munido do ETIAS. Isso é fundamental para garantir a permanência e segurança dos migrantes. Vale ressaltar que essa documentação não serve de substituta para o visto de trabalho ou de estudante.

O ETIAS é um documento recém-criado e serve de autorização para a viagem dos brasileiros, por exemplo, até os países europeus. Uma dúvida comum entre os viajantes é sobre quando o período de vigência dessa documentação começa. Tudo que sabemos até agora foi o anunciado pela Comissão Europeia, comunicando que o ETIAS será obrigatório a partir do final de 2022.

Então, caso você esteja se planejando para viajar nos próximos anos, já deixe anotado que será preciso solicitar o visto. Isso também vale para os turistas brasileiros que desejam viajar no final de 2022 para aproveitar o inverno europeu. Estar com todos os documentos necessário traz tranquilidade para os viajantes e paz para aproveitar as longas horas de viagem.

Antes de preparar as malas, é importante compreender que nem todos os países da Europa pedem esse novo visto. Agora, que já sabemos sobre quando o ETIAS passa a valer, é preciso observar quais países aderiram a este novo visto até o momento. A lista é extensa, e entre os países listados estão alguns dos destinos mais populares e almejados pelos brasileiros, como Portugal, Espanha, Itália e França.

Recomendamos que no momento em que estiver preparando sua viagem confira a lista novamente e certifique-se se o país que você pretende visitar está presente ou não. Essa é a melhor maneira de evitar quaisquer transtornos que possam surgir com os migrantes, e não esqueça de fazer sua solicitação!

Cidadãos de quais países deverão solicitar o ETIAS?

Assim como nem todos os países europeus vão exigir o ETIAS, não são todos os indivíduos que precisarão desse visto. Já adiantamos que no caso dos brasileiros será obrigatório, então preste bastante atenção. Se você estiver planejando uma viagem para a Europa, para fazer intercâmbio ou estágio, vai precisar ter o ETIAS em mãos.

Até o momento os cidadãos de 60 países, assim como os brasileiros, de praticamente todos os continentes, precisarão apresentar esse novo visto.

Como é o processo de solicitação do ETIAS?

Para solicitar o ETIAS, os migrantes acima de 18 anos devem pagar uma taxa em euros para receber a autorização. A forma de pagamento pode ser cartão de crédito ou de débito. Os viajantes precisam preencher um formulário online com algumas informações pessoais, tais como nome completo, data de nascimento e endereço. É importante colocar os dados que constam no passaporte, como número de série, data de validade, bem como país de emissão, e demais detalhes solicitados.

Nesse formulário também podem constar algumas perguntas relacionadas ao comportamento quanto ao uso de drogas e histórico de trabalho. Caso você já tenha ido à Europa anteriormente, certifique-se de inserir essas informações no arquivo. A solicitação costuma demorar em média 10 minutos, mas em caso de pedido de revisão, a demora pode chegar até 2 semanas.

É exatamente por esta razão que os migrantes devem solicitar o documento com certa antecedência. A validade do ETIAS pode ser de até 3 anos ou até a data de vencimento do passaporte utilizado na apresentação do pedido, sendo o prazo final a data que expire primeiro. Lembre-se de separar o passaporte, cartão utilizado no pagamento e informar o e-mail para o recebimento do novo visto. O documento é completamente digital e não há necessidade de imprimi-lo, mas é recomendado ter uma cópia física em caso de falha na conexão com a internet para apresentação do mesmo.

Os menores de idades também precisarão solicitar o ETIAS, mas eles aparentemente serão isentos do pagamento da taxa de 7 euros. Estamos falando de um novo visto que entrará em vigor em breve para todos os cidadãos dos países listados até então. Não há exceções de idade ou gênero, por esta razão, as crianças e menores de 18 anos precisam ter essa documentação antes de viajar.

Agora você já sabe como o ETIAS funciona. Caso você esteja planejando uma viagem para a Europa em breve, preste bastante atenção na documentação necessária para evitar estresses no dia da viagem. Além desse novo visto, os brasileiros devem estar com todos os demais documentos necessários, como carteira de identidade e passaporte. Tire todas as suas dúvidas com bastante antecedência para aproveitar o período na Europa.

Esperamos que tenha gostado do texto! Essas informações são valiosas para os migrantes e viajantes que estão se planejando para visitar os países europeus a partir do final de 2022. Para continuar acompanhando nosso conteúdo, siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Fale com um
Especialista em Global Mobility