7 coisas que os estrangeiros precisam saber sobre o comportamento dos brasileiros

O Brasil, apesar dos problemas econômicos, políticos e sociais, vem atraindo cada vez mais estrangeiros. Por se tratar de um país de tamanho continental, sua diversidade, as belezas naturais e até mesmo o comportamento dos brasileiros acabam chamando a atenção das pessoas ao redor do mundo.
Porém, antes de embarcar nessa nova aventura, é necessário se informar sobre o lugar em que deseja morar. A imigração deve ser muito bem pensada e planejada, evitando que a transição seja percebida de forma muito abrupta.
Ser prudente nessas horas é um fator decisivo para ter uma boa ou má experiência. Então veja, a seguir, 7 itens que você precisa saber sobre o país:

1. O comportamento dos brasileiros

O brasileiro é muito conhecido por sua cordialidade e seu bom humor (fama que, de fato, é verdadeira). Claro que há exceções, pois mal-educados existem em todos os lugares, mas, no Brasil, costuma-se tratar muito bem quem vem de fora. Os brasileiros, em geral, sempre tentam ajudar como podem.
Não estranhe algumas peculiaridades desses nativos. Em países como os EUA, ou os do continente europeu, as pessoas são mais reservadas, enquanto aqui acontece o oposto. Os brasileiros são mais receptivos e tentam te enturmar com seus próprios amigos, pais, tios, primos, avós… Enfim, com a família inteira.
Isso é absolutamente normal. É como se você fosse um aluno que acabou de chegar à escola ou um novo funcionário da empresa, e eles se sentem no dever de te apresentar a todos que conhecem.
Outro ponto importante, que muitos estrangeiros ainda estranham, é a demonstração de afeto em público. Não se espante, por exemplo, se uma pessoa que você acabou de conhecer te cumprimentar com dois beijos e um abraço.
Se estiver andando pela rua ou em um bar, é bem provável que você veja algum casal de namorados trocando carinhos ou amigos que se cumprimentam com abraços quando se veem. Acredite: por aqui, isso é normal.

2. O atendimento nas lojas

Se entrar em uma loja e um funcionário aparecer prontamente ao seu lado para te atender, não se assuste. Na maioria das lojas brasileiras, é costume que os atendentes o recebam no primeiro momento em que pisar no estabelecimento.
Os estrangeiros que não estão acostumados podem se sentir incomodados, mas isso não é feito para constranger — estão apenas seguindo as regulamentações da empresa, e esse, por sinal, é um tipo de padrão em praticamente todas as lojas brasileiras.

3.  O idioma falado (ou não)

O inglês é uma língua bastante difundida e, na maioria dos casos, é a primeira que todos logo procuram saber.
Entretanto, nem todos os brasileiros sabem falar o idioma. Caso encontre um nativo e ele não saiba o inglês (e nem você tenha muita familiaridade com o português), não se preocupe — eles farão o possível para te entender e para se fazer entender.

4. A pontualidade brasileira

Uma caraterística pela qual o brasileiro é conhecido é sua pontualidade (ou melhor: a falta dela). Não é proposital, mas o nativo não se preocupa muito com os horários. Para alguns, o importante é chegar ao local, mesmo que atrasados.
Portanto, se alguém marcar algo com você e dizer que já está chegando, acrescente aí mais uma hora, pelo menos. Caso ele marque para as 15 horas, pode chegar tranquilamente às 15:30. Pode ter certeza que, ainda assim, você vai esperar, principalmente se tiver mais de uma pessoa envolvida.

5. As festas de aniversário

As festas de aniversário no Brasil podem ser um pouco diferentes das que se costuma ver, principalmente se você for de algum país em que as pessoas são mais reservadas.
Em alguns lugares, essas comemorações são mais ou menos o seguinte: os amigos se reúnem na casa do aniversariante e, depois, decidem para qual balada vão naquela noite. No caso dos mais velhos, eles costumam fazer algo em casa, só para as pessoas mais próximas.
Já aqui no Brasil a coisa muda um pouquinho. Haverá praticamente as duas coisas citadas acima, só que no mesmo lugar: a casa do aniversariante. Lá você encontrará músicas, bebidas, comidas e tudo o que um aniversário típico brasileiro tem direito.
E não estranhe se o primo de terceiro grau estiver na festa, pois é muito comum convidar a família inteira. Os convidados vão desde os avós ao chefe, passando pelos colegas de trabalho.

6. Samba, carnaval e futebol

A imagem que muitas vezes é vendida lá fora sobre o Brasil se resume a exatamente esses 3 itens: samba, carnaval e futebol. Ao chegar aqui, você verá que o país é muito mais do que isso.
O Brasil é a quinta maior nação do mundo. Toda a Europa cabe em sua extensão. Portanto, resumi-lo a algumas características é não levar em conta a sua grande diversidade. Cada estado tem suas próprias peculiaridades.
Dependendo do local que visitar, você encontra um pouco da cultura alemã, italiana ou africana. As estações do ano não são marcadas, mas na Região Sul é possível se deparar com uma temperatura abaixo de 0º no inverno, enquanto no Nordeste, nessa mesma época do ano, os termômetros podem marcar mais de 30º facilmente.
As pessoas no Brasil não fazem festa o tempo todo. Elas também trabalham, estudam, pagam inúmeras contas e um dos maiores impostos do mundo. Os brasileiros têm deveres a cumprir. Mesmo com todos os problemas políticos, econômicos e sociais do país, eles tentam seguir em frente.

7. Custo de vida

O fato de o real ser inferior ao dólar e ao euro poderia significar que os gastos são mais baixos para os estrangeiros que chegam de países que tenham essas moedas, mas acontece justamente o oposto.
O custo de vida no Brasil é alto e isso, infelizmente, reflete na sociedade. Tudo é mais caro do que em vários outros lugares. Roupas, casas, carros e restaurantes estão aí como exemplos desses valores elevados.
A quantia que se paga para viver por aqui é relativamente alta se considerarmos o padrão de vida da maioria dos brasileiros. Há uma diferença enorme entre ricos e pobres. É comum alguém ganhar 20 vezes o salário mínimo, e ainda mais recorrente as pessoas receberem apenas um — ou nem isso.
Mesmo com os inúmeros problemas que o país vem enfrentando, sua experiência em terras brasileiras será muito mais rica do que você pode esperar.
A diversidade e as inúmeras paisagens são alguns dos destaques, mas quem faz o Brasil ser lembrado pelo que é são os brasileiros — eles estarão aqui para te receber literalmente de braços abertos e com um imenso sorriso no rosto.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam um pouco mais sobre o Brasil e o comportamento dos brasileiros!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility