Alguns brasileiros têm o direito de solicitar a cidadania italiana e, com isso, obter uma dupla cidadania. Você sabe se esse é o seu caso? Entende quais são os benefícios disso e como solicitá-la? Se não, está na hora de descobrir!
Leia o artigo e entenda mais sobre a cidadania italiana agora mesmo!
Os benefícios de adquirir a cidadania italiana
A Itália é dos um países que abre grandes oportunidades. Dessa forma, garantir a sua cidadania italiana pode trazer uma série de benefícios para a sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Acompanhe!
Você pode estudar e trabalhar na Itália
A cidadania italiana abre a possibilidade de você estudar e trabalhar de forma semelhante a quem nasceu no país. Dessa forma, você cria um mundo de oportunidades de aprendizados e novas possibilidades de carreira.
Dispensa o visto para outros países
A Itália é um país que faz parte da União Europeia. Dessa forma, quando você adquire a cidadania italiana, pode viajar para diversos outros lugares sem a necessidade de tirar um visto.
Permite a melhoria da sua qualidade de vida
A Itália é um país desenvolvido, com uma série de possibilidade de crescimento e melhoria da qualidade de vida de quem reside lá. Dessa forma, ao adquirir a cidadania italiana, é possível que você se mude ou visite o país, aproveitando todas essas oportunidades da melhor forma possível.
Os requisitos para adquirir a cidadania italiana
Existem algumas formas de adquirir a cidadania italiana. São elas:
Por ascendência
Caso você possua parentes italianos, pode se enquadrar no caso de cidadania por ascendência. Esse direito é diferente caso a linha de transmissão seja formada apenas por homens ou também por mulheres.
Portanto, se sua ascendência italiana for do tipo paterna, em uma linha direta formada por homens, você tem direito à cidadania independente do seu ano de nascimento. Porém, se a ascendência italiana incluir mulheres na linha de transmissão, o direito só é garantido para quem nasceu após 1948 (ano da constituição que garante a igualdade de direitos entre homens e mulheres).
Por casamento
Quando se fala na cidadania por casamento, a questão é mais simples. Todo cônjuge casado com italianos ou pessoas que possuem a cidadania, sejam eles homens ou mulheres, têm direito. Os filhos do casal também podem adquirir a cidadania italiana.
Passo a passo para a dupla cidadania
Tem direito à cidadania italiana? Então continue a leitura e entenda agora qual o passo a passo desse processo!
Separe a documentação
Em primeiro lugar, é preciso separar toda a documentação necessária para iniciar o processo. Isso depende do tipo de cidadania que você irá solicitar: por ascendência ou casamento. Além disso, no primeiro caso, ainda depende do grau de parentesco que você possui com o cidadão italiano.
Dê entrada no Consulado Italiano
O responsável por todo o processo é o Consulado Italiano. Portanto, após separar toda a documentação, é necessário ir até o consulado para dar entrada ao processo.
Aguarde a convocação
Com todos os documentos em dia, basta aguardar a convocação para análise do processo. Portanto, é necessário esperar até esse momento, que pode demorar meses ou até anos.
Solicite o passaporte
Com a cidadania aprovada pelo consulado, basta solicitar o visto italiano para começar a usufruir do seu direito. Com ele, você comprova a dupla cidadania e dispensa o visto para entrar tanto na Itália, quanto em diversos outros países da Europa.
A cidadania italiana pode trazer uma série de benefícios, tanto a nível pessoal quanto profissional. Porém, o processo exige uma série de documentações e pode demorar meses e, até mesmo, anos para ser finalizado. Portanto, aproveite para começar agora mesmo a separar toda a documentação necessária e conte com uma consultoria especializada para auxiliar durante a solicitação, evitando atrasos e garantindo a sua cidadania italiana!
O texto foi interessante para você? Então, leia nosso artigo sobre como lidar com empresas multiculturais, cada vez mais comuns na atualidade!