6 vantagens da Global Mobility para sua empresa

Tão difícil quanto manter um negócio de sucesso é atrair profissionais especializados e motivados. E uma das ferramentas que podem auxiliar nessa missão empresarial é o programa de Global Mobility. Você já ouviu falar nessa expressão?
Na prática, Global Mobility é o intercâmbio de profissionais. Com ele, a empresa tem a possibilidade de espalhar seus colaboradores pelo mundo e, também, contratar estrangeiros. É uma via de mão dupla, com inúmeras vantagens para ambos os lados.
No post de hoje, você conhecerá 6 desses benefícios. Acompanhe.

1. Retenha os melhores

Os profissionais mais talentosos não permanecem muito tempo em companhias que não conseguem acompanhar suas ambições. O Global Mobility é, depois de um bom plano de cargos e carreiras, um dos maiores atrativos para esse perfil mais qualificado de funcionário.
A possibilidade de ganhar o mundo trabalhando e de ter suporte internacional para tanto é um excelente motivo para que os melhores colaboradores não deixem o time de uma empresa antes de construírem uma grande carreira.
Hoje em dia, fazer parte de um projeto que tem uma visão global é o anseio das pessoas altamente especializadas. E isso pesa bastante quando elas pensam em buscar novos desafios profissionais.

2. Atraia especialistas

Um programa de Global Mobility não só cativa os funcionários atuais, mas também atrai novos talentos.
A possibilidade de passar um tempo fora do país, trabalhando, conhecendo novas culturas a fundo e com acesso aos mercados mais desenvolvidos do mundo, é um grande atrativo para contratar os melhores profissionais do setor e fazer com que sua empresa saia na frente no mercado.
Por isso, é importante que esse benefício tenha metas claras e atraentes para quem está de olho nas vagas organização em questão.

+Solicite um orçamento à BR-Visa! 

3. Diversifique sua cultura

Você tem ideia de quanto os alemães são diretos em sua comunicação profissional? Ou que os israelenses consideram o domingo um dia comercial? Ambos os hábito podem ser extremamente eficazes dentro da empresa em que você atua.
E é assim por todo o mundo: cada povo tem um costume que fará com que seu negócio se expanda. O Global Mobility é perfeito para diversificar a cultura empresarial, principalmente para setores ainda em desenvolvimento.
O ideal é contratar mão de obra estrangeira de países que já possuem expertise no ramo em questão e que vão contribuir de maneira significativa para o crescimento dele. Essa é uma maneira de trazer para perto todo o conhecimento, mas sem gastar um alto valor com consultoria externa ou capacitações de funcionários locais.

4. Tenha uma estratégia de mercado

O que o Global Mobility faz por uma empresa é muito mais do que atrair os melhores profissionais — que estejam ávidos por passar uma temporada no exterior. Ele pode ser considerado uma estratégia de mercado também.
Essa tática consiste em agregar o valor da mão de obra cada vez mais especializada à visão de crescimento da companhia. É se posicionar na frente da concorrência quando o assunto é conhecimento e melhores práticas de negócio.
Com o mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, despontam aqueles que buscam constantemente o que há de melhor em cada canto para somar valores. O ramo em questão é a vinicultura? Não tenha medo de trazer gente especializada da França ou da África do Sul, países que são grandes produtores de vinho.
A empresa pertence ao setor farmacêutico? Mande o funcionário mais promissor para os Estados Unidos. Assim, ele conhecerá de perto a indústria local. Certamente, iniciativas como essas podem trazer muitos ganhos a médio e longo prazo.

5. Inove e cresça

Os empreendimentos que mais crescem hoje em dia são aquelas que estão abertos a novas possibilidades, mesmo que para isso tenham que abrir mão de algumas convicções mais tradicionais — porém ultrapassadas.
Um funcionário no exterior pode trazer para a sua empresa, em primeira mão, novidades do setor e novas formas de executar trabalhos antigos. Do mesmo jeito, um estrangeiro pode compartilhar segredos e dicas de mercado que você desconhecia.
O Global Mobility é a chance de não perder o foco no crescimento do negócio. Isso ocorre por meio da inovação e do compartilhamento de informações úteis e atualizadas sobre o seu setor.

6. Economize

Nem sempre o salário é o principal atrativo para manter os funcionários mais motivados. A possibilidade de ter uma experiência profissional fora do seu país também é um grande incentivo. Portanto, em um plano de mobilidade internacional, esse pode ser um ótimo argumento para manter a folha de pagamento mais enxuta.
Outra iniciativa que gera economia é ter uma assistência especializada em Global Mobility. É claro que manter ou enviar profissionais para o território estrangeiro envolve um custo por vezes bem alto, principalmente se todo o processo de intercâmbio for conduzido de forma amadora.
Por isso, é importante buscar por organizações que facilitem e agilizem os processos burocráticos necessários a questões como:

  • visto;
  • adaptação cultural;
  • idioma;
  • relocation, que inclui imóveis, escolas, serviços domésticos e outras questões práticas do dia a dia de um imigrante.

Assim, será possível poupar tempo e dinheiro. Lembre-se de que movimentar pessoas pelo mundo é uma tendência global dentro das melhores e maiores corporações. Não é à toa que o Brasil concedeu, somente em 2017, 25.300 autorizações de trabalho para estrangeiros.
Os dados são da CGIg — Coordenação Geral de Imigração —, do Ministério do Trabalho, e revelam, ainda, que mais da metade desses profissionais (15.993) que chegaram até aqui possui curso superior completo.
Os norte-americanos são os primeiros dessa lista, com 3.952 concessões. Na sequência, vêm os filipinos (2.841), ingleses (1.844), indianos (1.675), italianos (1.664), espanhóis (1.389), alemães (1.228) e franceses (1.204).
Essa é uma prova de que a tendência do Global Mobility está atraindo mão de obra de alto nível para o nosso país. Mas o contrário também é verdadeiro, pois cada dia mais o brasileiro procura se especializar e busca por grandes corporações estrangeiras para aperfeiçoar o seu conhecimento.
Essa troca é muito positiva e vantajosa — tanto para a nação exportadora quanto para a importadora de profissionais. É verdade que tudo isso demanda um investimento por parte da empresa, mas há claros sinais de que tal tipo de ação a deixa mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre Global Mobility e ficar por dentro de todas as novidades do blog? Assine nossa newsletter!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Fale com um
Especialista em Global Mobility