Tão difícil quanto manter um negócio de sucesso é atrair profissionais especializados e motivados. E uma das ferramentas que podem auxiliar nessa missão empresarial é o programa de Global Mobility. Você já ouviu falar nessa expressão?
Na prática, Global Mobility é o intercâmbio de profissionais. Com ele, a empresa tem a possibilidade de espalhar seus colaboradores pelo mundo e, também, contratar estrangeiros. É uma via de mão dupla, com inúmeras vantagens para ambos os lados.
No post de hoje, você conhecerá 6 desses benefícios. Acompanhe.
1. Retenha os melhores
Os profissionais mais talentosos não permanecem muito tempo em companhias que não conseguem acompanhar suas ambições. O Global Mobility é, depois de um bom plano de cargos e carreiras, um dos maiores atrativos para esse perfil mais qualificado de funcionário.
A possibilidade de ganhar o mundo trabalhando e de ter suporte internacional para tanto é um excelente motivo para que os melhores colaboradores não deixem o time de uma empresa antes de construírem uma grande carreira.
Hoje em dia, fazer parte de um projeto que tem uma visão global é o anseio das pessoas altamente especializadas. E isso pesa bastante quando elas pensam em buscar novos desafios profissionais.
2. Atraia especialistas
Um programa de Global Mobility não só cativa os funcionários atuais, mas também atrai novos talentos.
A possibilidade de passar um tempo fora do país, trabalhando, conhecendo novas culturas a fundo e com acesso aos mercados mais desenvolvidos do mundo, é um grande atrativo para contratar os melhores profissionais do setor e fazer com que sua empresa saia na frente no mercado.
Por isso, é importante que esse benefício tenha metas claras e atraentes para quem está de olho nas vagas organização em questão.
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3. Diversifique sua cultura
Você tem ideia de quanto os alemães são diretos em sua comunicação profissional? Ou que os israelenses consideram o domingo um dia comercial? Ambos os hábito podem ser extremamente eficazes dentro da empresa em que você atua.
E é assim por todo o mundo: cada povo tem um costume que fará com que seu negócio se expanda. O Global Mobility é perfeito para diversificar a cultura empresarial, principalmente para setores ainda em desenvolvimento.
O ideal é contratar mão de obra estrangeira de países que já possuem expertise no ramo em questão e que vão contribuir de maneira significativa para o crescimento dele. Essa é uma maneira de trazer para perto todo o conhecimento, mas sem gastar um alto valor com consultoria externa ou capacitações de funcionários locais.
4. Tenha uma estratégia de mercado
O que o Global Mobility faz por uma empresa é muito mais do que atrair os melhores profissionais — que estejam ávidos por passar uma temporada no exterior. Ele pode ser considerado uma estratégia de mercado também.
Essa tática consiste em agregar o valor da mão de obra cada vez mais especializada à visão de crescimento da companhia. É se posicionar na frente da concorrência quando o assunto é conhecimento e melhores práticas de negócio.
Com o mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, despontam aqueles que buscam constantemente o que há de melhor em cada canto para somar valores. O ramo em questão é a vinicultura? Não tenha medo de trazer gente especializada da França ou da África do Sul, países que são grandes produtores de vinho.
A empresa pertence ao setor farmacêutico? Mande o funcionário mais promissor para os Estados Unidos. Assim, ele conhecerá de perto a indústria local. Certamente, iniciativas como essas podem trazer muitos ganhos a médio e longo prazo.
5. Inove e cresça
Os empreendimentos que mais crescem hoje em dia são aquelas que estão abertos a novas possibilidades, mesmo que para isso tenham que abrir mão de algumas convicções mais tradicionais — porém ultrapassadas.
Um funcionário no exterior pode trazer para a sua empresa, em primeira mão, novidades do setor e novas formas de executar trabalhos antigos. Do mesmo jeito, um estrangeiro pode compartilhar segredos e dicas de mercado que você desconhecia.
O Global Mobility é a chance de não perder o foco no crescimento do negócio. Isso ocorre por meio da inovação e do compartilhamento de informações úteis e atualizadas sobre o seu setor.
6. Economize
Nem sempre o salário é o principal atrativo para manter os funcionários mais motivados. A possibilidade de ter uma experiência profissional fora do seu país também é um grande incentivo. Portanto, em um plano de mobilidade internacional, esse pode ser um ótimo argumento para manter a folha de pagamento mais enxuta.
Outra iniciativa que gera economia é ter uma assistência especializada em Global Mobility. É claro que manter ou enviar profissionais para o território estrangeiro envolve um custo por vezes bem alto, principalmente se todo o processo de intercâmbio for conduzido de forma amadora.
Por isso, é importante buscar por organizações que facilitem e agilizem os processos burocráticos necessários a questões como:
- visto;
- adaptação cultural;
- idioma;
- relocation, que inclui imóveis, escolas, serviços domésticos e outras questões práticas do dia a dia de um imigrante.
Assim, será possível poupar tempo e dinheiro. Lembre-se de que movimentar pessoas pelo mundo é uma tendência global dentro das melhores e maiores corporações. Não é à toa que o Brasil concedeu, somente em 2017, 25.300 autorizações de trabalho para estrangeiros.
Os dados são da CGIg — Coordenação Geral de Imigração —, do Ministério do Trabalho, e revelam, ainda, que mais da metade desses profissionais (15.993) que chegaram até aqui possui curso superior completo.
Os norte-americanos são os primeiros dessa lista, com 3.952 concessões. Na sequência, vêm os filipinos (2.841), ingleses (1.844), indianos (1.675), italianos (1.664), espanhóis (1.389), alemães (1.228) e franceses (1.204).
Essa é uma prova de que a tendência do Global Mobility está atraindo mão de obra de alto nível para o nosso país. Mas o contrário também é verdadeiro, pois cada dia mais o brasileiro procura se especializar e busca por grandes corporações estrangeiras para aperfeiçoar o seu conhecimento.
Essa troca é muito positiva e vantajosa — tanto para a nação exportadora quanto para a importadora de profissionais. É verdade que tudo isso demanda um investimento por parte da empresa, mas há claros sinais de que tal tipo de ação a deixa mais competitiva no mercado.
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