Ter um ambiente de trabalho integrado e com uma comunicação excelente entre os colaboradores deve ser uma meta para qualquer empresa. Mas como colocar isso em prática quando as barreiras linguísticas entre funcionários de diferentes nacionalidades são um entrave?
A diversidade em empresas multiculturais é, certamente, vantajosa em muitos aspectos. Ela proporciona diferentes visões dos negócios e variações na forma de trabalhar, além de contribuir para a imagem social da organização. No entanto, é preciso atentar para que os funcionários estejam adaptados a essa situação e para que os desafios da comunicação verbal sejam enfrentados.
Diante disso, reservamos algumas dicas sobre como superar a barreira linguística na sua equipe. Acompanhe!
Utilize os recursos humanos como ferramenta de aprendizagem
A diversidade cultural é a maior fonte de aprendizado que uma empresa pode ter. No dia a dia, haverá uma troca espontânea entre os colaboradores, mas que tal estimular isso com ações de comunicação interna?
+BAIXE NOSSO EBOOK: GUIA DE RELOCATION !
Desenvolva boletins, nos quais os colaboradores possam contar suas experiências culturais e dar dicas do seu vocabulário materno. Isso ajudará a evitar embaraços decorrentes das diferenças entre culturas e estimulará a curiosidade dos funcionários.
Além disso, forme equipes de trabalho com pessoas que dominam mais de uma língua. Elas estarão por perto quando alguém tiver algum problema na comunicação.
Use ferramentas multilinguísticas
Softwares ou aplicativos de tradução podem ser uma boa pedida quando a comunicação com línguas diferentes é frequente no cotidiano de trabalho. Eles devem ser usados com moderação, não retirando a vontade natural do colaborador de entender, por si mesmo, outros idiomas.
Além disso, existem as redes sociais corporativas e também as redes sociais para aprender novos idiomas. Que tal juntar as duas soluções? Se sua empresa puder realizar esse investimento, pode ser uma ótima maneira de integrar a equipe.
Estimule o aprendizado de novos idiomas
Por mais que a empresa realize, por si mesma, ações para que a convivência entre pessoas de diferentes idiomas não seja um empecilho à comunicação, é necessário um esforço individual de cada colaborador. Para isso, que tal colocar à disposição deles ferramentas para um aprendizado autodidata?
Uma boa opção é construir um pequeno espaço dentro da empresa, com livros de literatura estrangeira, dicionários especializados e materiais didáticos. Outra opção é realizar parcerias com escolas de línguas. Assim, o funcionário poderá estudar em seu tempo disponível, incrementando o próprio currículo profissional.
Promova happy hours
Não só nos contextos de trabalho a comunicação deve ser estimulada. Os happy hours, que podem ser realizados dentro ou fora da repartição, são soluções interessantes para tornar a equipe mais engajada.
Esse momento de descontração ajudará na integração entre os funcionários e na perda da timidez ao conversar com o colega nativo de outro país, sem a pressão de falar apenas sobre os assuntos profissionais. Mas não se esqueça: é importante é que as pessoas se sintam confortáveis com a situação.
Ter uma equipe diversa deve ser motivo de satisfação para qualquer empresa, que não deve deixar que as barreiras linguísticas impeçam uma boa comunicação no time de colaboradores. Estimule os funcionários a aproveitarem as vantagens que um ambiente culturalmente rico pode proporcionar a eles!
Agora que você já sabe como superar as barreiras da linguagem, que tal aprender outras formas de incentivar uma melhor comunicação com colegas estrangeiros?
Entre em contato com a BR-VISA! Ou solicite um orçamento para nossa área Comercial!