Saiba como promover a diversidade cultural nas empresas de forma eficaz

O fomento e a promoção de diversidade cultural nas empresas são necessidades dos dias de hoje. Isso porque as organizações são cada vez mais demandadas a incorporar todas as diferenças que podem ser observadas em nossa sociedade, seja em termos de gênero, etnia, orientação sexual e/ou regionalidade.
Ao mesmo tempo, não se trata apenas de formar um quadro de pessoal que seja um extrato da sociedade em observância a um consenso de que esse é o melhor caminho. Na prática, as empresas que trabalham sob essa perspectiva só tem a ganhar.
É possível citar, por exemplo, a conformação de um ambiente de maior criatividade, a redução de conflitos entre equipes de trabalho, maior retenção de colaboradores, entre outros pontos positivos.
No post de hoje vamos abordar cada um deles, além de trazer alguns apontamentos sobre como promover a diversidade cultural em um ambiente empresarial da melhor forma. Confira!

Vantagens da diversidade cultural

Plus de criatividade

Esse talvez seja o ponto mais importante e intuitivo: a criatividade. Um grupo de trabalho formado por pessoas com diferentes vivências, experiências de vida e trajetórias profissionais tem mais — e melhores — condições de pensar em soluções inovadoras, seja qual for o segmento de negócio da empresa.
Em uma realidade de mercados cada vez mais competitivos em que se fala tanto em “pensar fora da caixa”, certamente obter um plus de criatividade é uma forma de superar cenários de dificuldades e ser mais propositivos em quaisquer processos de trabalho.

Redução de conflitos

A necessidade de lidar diariamente com colegas tão diferentes entre si força um colaborador a tentar enxergar diferentes situações pela perspectiva do outro. Em princípio, isso pode ser uma fonte de conflitos, mas a médio e longo prazo, o que se observa é um grande jogo de soma positiva em que todos saem ganhando por conviverem em um ambiente de pluralidade.
É até altamente recomendado que haja um esforço de aproximação entre pessoas de equipes de trabalho que pouco ou nunca mantém contato. As trocas que podem sair desse encontro são muito positivas.

Retenção de colaboradores

Hoje, assistimos à chegada no mercado de trabalho da chamada geração Z. Entre outras características, esses jovens são conhecidos por sua inventividade, dinamismo e capacidade de trabalho.
No entanto, essas características também vêm acompanhadas de um anseio enorme por sempre alçar novas posições, o que em alguma medida se traduz em um novo emprego a cada 6 meses.
Um período tão curto de permanência em um mesmo projeto ou emprego nem sempre é o mais interessante para as empresas. Isso porque elas investem pesado em capacitação, preparo e, portanto, esperam contar por mais tempo com os profissionais.
Com a diversidade cultural, que favorece o surgimento de um grupo de grande força criativa, há maiores chances de reter o perfil médio profissional da geração Z e também da geração Y, que compartilha algumas características da primeira.

Melhora a imagem da marca

Dado que a diversidade cultural nas empresas também é uma demanda do mercado consumidor, como já apontado anteriormente, é possível dizer que apostar nessa estratégia também agrega valor à sua marca.
Exemplo disso são as inúmeras campanhas publicitárias em que empresas passam uma mensagem de que prezam pelo respeito às diferenças. Só que, nesse caso, esse movimento acontecerá internamente.

Formas de incentivar a diversidade cultural nas empresas

Depois de tratar do quão importante é a promoção da diversidade cultural no ambiente empresarial, é chegada a hora de falar de meios e estratégias para atingir este propósito. Confira!

Defina perfis funcionais pautados pela diversidade

A composição de um time diverso deve começar, obviamente, pelo recrutamento. Nesse sentido, é importante que o RH paute suas escolhas pela perspectiva da diversidade e opte, preferencialmente, por perfis técnicos que em termos de trajetória profissional, bagagem cultural e vivências que sejam diferentes entre si.

Invista em intercâmbio cultural

Quando se fala em intercâmbio, pode se tratar de uma troca de experiências entre organizações que atuam em um mesmo segmento ou até mesmo de uma experiência internacional de grupos de profissionais por curtos períodos em cursos e formações.
A medida que seus colaboradores assimilam como os processos de trabalho são conduzidos em outras organizações de forma assertiva e captam um clima organizacional diferente do que estão acostumados, eles obterão um ganho bastante positivo em termos de vivência profissional e, claro, de diversidade cultural.

Monitore o fomento à diversidade

Mais que simplesmente incentivar a diversidade cultural nas empresas, é preciso acompanhar de perto os resultados dessas ações. Por isso, é importante criar indicadores que possam mensurar o sucesso do trabalho que está sendo feito.
Nesse sentido, é possível citar alguns exemplos de métricas, como o número de ações de comunicação voltadas à discussão do tema “diversidade”, número de parceria com clientes e fornecedores que também se pautam pelo mesmo propósito.

Trabalho de comunicação junto às lideranças

Os líderes da organização são aliados indispensáveis no trabalho de difusão do propósito de diversidade cultural dentro das empresas. Nesse esforço, é preciso constituir um discurso unificado sobre os motivos da importância desse tipo de ação.
Não se esqueça que sem uma comunicação assertiva sobre quais devem ser os valores da organização, tudo ficará apenas no campo das ideias.

Crie uma agenda de discussões

Tanto a comunicação quanto a educação para a diversidade cultural nas empresas também se fazem com boas rodas de conversas para tratar de questões pertinentes ao tema.
Periodicamente — seja mensalmente ou bimestralmente — é bastante válido reunir todas as equipes de trabalho e convidá-los a ouvir, refletir e opinar sobre pautas como igualdade de gênero no mundo do trabalho, direitos da população LGBTQ+ e o que mais você achar pertinente trazer à tona.
Com o assunto deste post, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre a importância da diversidade cultural nas empresas. Como você percebeu, há muitos ganhos para as organizações que apostam nesse tipo de estratégia, além de ser possível implementar ações nesse sentido sem incorrer em grandes custos.
E aí, gostou do conteúdo do post? Quer aprender ainda mais? Então confira agora mesmo dicas de como fazer a gestão de capital intelectual na empresa!

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