É só olhar a quantidade de escolas de idiomas espalhadas pelo Brasil para entender que aprender a falar outras línguas não é nenhuma novidade para nós. No entanto, para um estrangeiro, aprender a falar português é um estímulo relativamente novo. A nossa língua é uma das mais difíceis do mundo e, por isso, ensinar português para estrangeiros é um grande desafio.
A explicação para esse interesse é simples: os eventos esportivos sediados no Brasil nos últimos anos e a economia de destaque acabaram voltando os olhos dos estrangeiros para nosso país. Além disso,existe uma diversidade cultural enorme que fomenta a curiosidade a respeito da nossa cultura e do turismo.
Como se já não bastasse, muitas pessoas ainda direcionaram suas carreiras profissionais para cá, mesmo sem entender o idioma. E é exatamente isso que vamos abordar nesse artigo! A seguir, conheça dicas práticas e muito eficientes para que você possa ajudar estrangeiros a falar português. Vamos lá?
Fale inglês
Para ajudar um estrangeiro a falar português, antes de mais nada, você precisa falar inglês, no mínimo. Considerando que o inglês é o idioma universal, será necessário utilizá-lo como modelo de comparação para os termos e gírias da língua portuguesa.
O português é um idioma com uma gramática muito complexa, de difícil assimilação. Dessa maneira, para um iniciante no estudo do português, a comparação utilizando o inglês facilita — e muito — o entendimento. Mas se sua segunda língua for um francês ou espanhol, por exemplo, elas podem servir de auxílio em alguns momentos também.
O importante é evitar ao máximo o uso da língua do estudante. Quanto mais for falado em português, mais fácil será a assimilação das situações vividas no dia a dia. O inglês deve ser uma ferramenta de auxílio, e não o principal método de ensino.
Conheça as necessidades e expectativas do aluno
É importante compreender quais são as necessidades e expectativas que o indivíduo tem em relação à aprendizagem do português. Alguns estrangeiros vêm ao Brasil com o intuito de aprender a falar português por uma questão de negócios. Nesse caso, ajude-o com termos e palavras relacionadas à profissão em questão.
Já outros, por exemplo, têm a intenção apenas de aprender o necessário para a vida do cotidiano, sem exigência de termos mais complexos. No entanto, as estruturas básicas da língua portuguesa devem ser passadas de qualquer maneira, seja quais forem as necessidades do indivíduo.
Além das expectativas, os gostos também devem ser considerados. Se o aluno gosta de futebol, por exemplo, você pode ensinar a pronúncia a partir dos nomes dos principais jogadores ou das principais regras. Tudo é válido para prender a atenção neste primeiro momento, pois é um desafio muito grande e pode ser desmotivador se a didática não for boa.
Promova o aprendizado por meio de atividades dinâmicas
Uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma é através de atividades dinâmicas. Uma simples ida ao cinema, a um evento cultural ou a uma exposição gastronômica pode ter uma influência muito positiva no aprendizado da língua portuguesa.
A combinação do ensino com as atividades do dia a dia, sem dúvidas, favorece a compreensão do idioma estudado. Voltando para a parte de motivação do aluno, ele se sentirá mais seguro para lidar com as situações cotidianas e com os comportamentos dos brasileiros e terá mais interesse em aprender.
Indo além, isso permite que o estrangeiro entre em contato com o português realmente falado pelos nativos, que possui muitas diferenças em relação ao idioma encontrado nas gramáticas e dicionários. Só fique atento para que o idioma falado não se sobressaia a pronuncia correta. Afinal, é sua reputação como professor que está em jogo!
Fale apenas português
Isso pode até parecer contraditório com a primeira dica que mencionamos, mas não é. Para ajudar um estrangeiro a falar português, você precisa falar apenas português! Estimular o aluno a pensar no idioma é muito mais eficaz do que entregar a resposta pronta.
Utilize a língua estrangeira apenas para as situações em que isso é realmente necessário, que geralmente incluem a explicação da gramática ou comparações de termos e gírias. Fora isso, independentemente do nível de português da pessoa, tente utilizar nosso idioma pelo máximo de tempo possível.
Dê importância à pronúncia
O foco na pronúncia é uma obrigação na aprendizagem de qualquer novo idioma. Ao ensinar português para um estrangeiro, seja exigente em relação a isso, cobrando uma pronúncia aceitável e compreensível.
No entanto, não misture a qualidade da pronúncia com o sotaque. É importante compreender que ter sotaque ao falar outra língua é algo natural, difícil de ser mudado.
Uma dica que ajuda a melhorar a pronúncia é incentivar a interação com a língua portuguesa, seja através de filmes e programas de TV nacionais, músicas ou grupos de conversação. Outro método muito eficaz é a gravação da fala do aluno para que ele mesmo seja capaz de identificar os erros.
Use expressões corporais
Uma dica interessante no estudo de idiomas, e normalmente muito eficaz, é o uso de expressões corporais. Eles possibilitam superar algumas barreiras linguísticas.
Mímicas, associações, desenhos, dança ou qualquer expressão que possa ser relacionada com uma palavra ou situação será de grande ajuda no aprendizado do português. A assimilação e memorização dos termos se torna mais fácil quando eles são associados a imagens ou situações específicas.
Seja paciente
Para ajudar um estrangeiro a falar português, é preciso ter paciência. As coisas não acontecem num piscar de olhos, ainda mais tratando-se de um idioma tão rico e complexo quanto o nosso.
Naturalmente, algumas pessoas terão mais facilidade do que outras. Para todos os casos, seja paciente e compreenda as dificuldades do indivíduo. O que diferencia um bom professor de um mediano é a capacidade de identificar os obstáculos do aluno e definir o melhor método para aquele desafio. Lembre-se disso.
Outro ponto de atenção é não colocar a culpa da dificuldade no aluno. É possível que você não esteja compreendendo a dúvida e, dessa forma, dando uma explicação que não se aplica ao momento. Quando essa dificuldade de diálogo se torna frequente, é de se esperar que o estudante perca a confiança no professor.
Dê atenção aos verbos
Por mais que os verbos apresentem dificuldades para quem está aprendendo uma língua, eles devem ser introduzidos desde a primeira aula. Eles são a alma da conversação e estão presentes em todos os diálogos.
O que você pode fazer enquanto professor é criar métodos de fixação dos verbos. É muito comum que escolasde idiomas espalhem imagens pela sala com as ações. No caso de aulas particulares, a sugestão é fazer igual aos estudantes de pré-vestibular: colocar as imagens ou pequenas colas espalhadas pela casa. Estímulos repetitivos possibilitam uma memorização mais rápida.
Grave vídeos
Já pensou em ter seu próprio canal no YouTube ensinando estrangeiros a falar português? Se sua vocação é ser professor de idiomas, essa é uma ótima alternativa. Além de fornecer estímulos extraclasse ao seu aluno, existe o benefício de divulgar seus serviços e atestar sua competência. Isso se chama autoridade online.
A demanda por conteúdos práticos só cresce nos dias de hoje. Essa é uma facilidade que permite pessoas estudarem enquanto almoçam, estão a caminho do trabalho ou quando estão cansados demais para ler. Você vai se surpreender com o desenvolvimento da turma.
Porém, só dominar o idioma não é suficiente para atrair seguidores. A qualidade do áudio e da edição, o tom de voz, os exemplos usados e a sequência de conteúdos abordados devem ser levados em consideração. São eles que farão seu vídeo se destacar diante de tantos outros disponíveis.
Esse conjuntos de ações contribui para que você consiga contribuir cada vez mais para a adaptação do estrangeiro no nosso país. Não tem erro! É só seguir nossas dicas.
E então, você está pronto para o desafio de ensinar estrangeiros a falar português? Agora, para continuar por dentro de todo o nosso conteúdo e aprender cada vez mais, siga nossa página nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!
1 Comentário