Cada vez mais o conhecimento tem sido valorizado no mercado. Uma empresa não é mais avaliada apenas pelo que possui de valor financeiro. As corporações transformam toda a competência do seu pessoal em um recurso econômico e, por isso, elas têm um capital intelectual poderoso.
Manter um negócio lucrativo exige constantes inovações. Para conseguir isso, muitas empresas acabam trazendo pessoas de outros países com as técnicas necessárias para implementar novos processos ou mesmo modernizar os existentes.
Pensa em fazer o mesmo na sua empresa? Então confira agora como a migração pode beneficiar o capital intelectual de uma corporação!
Eleva o nível técnico da equipe
Existem muitos desafios dentro das corporações e resolver os problemas de forma adequada faz uma grande diferença na hora de satisfazer os clientes.
Para conseguir isso é necessário ter uma mão de obra qualificada dentro da empresa. Você não pode contar com pessoas que executam as tarefas apenas de forma mecânica nesses momentos.
Por isso, é extremamente importante reforçar o capital intelectual interno da corporação. É necessário contar com pessoas que conhecem bem a técnica do trabalho. Isso fará com que os erros sejam identificados com facilidade e, consequentemente, diminuídos.
Ter em seu quadro de funcionários especialistas de outros países é uma excelente maneira de elevar o nível técnico de uma equipe inteira. Eles possuem o conhecimento necessário para minimizar os erros e executar os processos com falhas minúsculas.
Estimula o desenvolvimento tecnológico dentro da corporação
Outra vantagem de optar por contratar um imigrante é que esse profissional conhece tecnologias diferentes das que usamos aqui. Podem ser indicados equipamentos e aparelhos eletrônicos que tornam mais rápidos os processos internos da corporação.
Por fazer uma pesquisa de mercado com base nas sugestões dos imigrantes você conseguirá trazer tecnologias diferentes para a sua empresa. Pode até mesmo ser verificada a possibilidade de importar alguns produtos.
Isso também é benéfico para a imagem que a empresa vai passar para os clientes e concorrentes. Ninguém quer ser conhecido no mercado como ultrapassado.
Investindo nesse tipo de capital intelectual você poderá fazer o seu marketing mostrando que tem tecnologias de ponta para atender seus clientes da melhor forma possível.
Tudo isso também é vantajoso para o desenvolvimento do país. Se você investe em novas tecnologias, as demais empresas precisarão competir com a sua marca e também vão investir em inovações e esse processo resultará em um progresso econômico do país.
Fomenta a proatividade da equipe
Assim que os colaboradores da sua empresa verem novas estratégias sendo desenvolvidas e implementadas por causa de sugestões que vieram de funcionários capacitados, eles se sentirão confortáveis em sugerir soluções para os problemas que enfrentam no dia a dia.
A equipe pode até mesmo começar a prestar mais atenção nas pequenas coisas e sugerir medidas que previnam os problemas internos e aumentem a capacidade de produção da sua corporação.
A sua equipe pode ainda sentir mais necessidade em buscar conhecimento. Os membros podem investir o tempo que possuem em cursos e fazer reciclagens que os auxiliem a ter uma visão melhor do negócio.
Além de ter um capital intelectual vindo de imigrantes, você também colherá os mesmos tipos de vantagens no pessoal que não é estrangeiro. Eles sentirão prazer em contribuir com a empresa.
Facilita a prospecção de clientes estrangeiros
Muitas vezes, as filiais de uma multinacional acabam tendo projetos apenas no país em que se instalaram. É verdade que isso é lucrativo. Mas fazer prospecção de clientes onde a corporação ainda não tem negócios pode aumentar a rentabilidade da empresa. No entanto, conquistar clientes no exterior exigirá que eles se sintam à vontade na hora da comunicação.
Por isso, ter funcionários que conheçam a língua e cultura do país em que você deseja fazer negócios é um grande atrativo para as pessoas de fora.
Contribui para o aumento das vendas
Além de conseguir clientes no exterior, você poderá aumentar muito as vendas que faz no país-sede da sua filial. Isso se dá devido a uma cultura de que tudo que vem de fora é de melhor qualidade.
Então mostrar para as pessoas que você tem funcionários que vieram do exterior e trouxeram inovações nos processos internos da sua corporação é uma excelente forma de fazer o seu marketing.
Os clientes perceberão uma vantagem clara em fazer negócios com a sua empresa, pois a presença estrangeira traz garantias de que a corporação vai fazer o melhor para atendê-los e deixá-los satisfeitos.
Enriquece a cultura da empresa
Vivemos em um mundo onde as relações internacionais de venda, compra ou solução de problemas se tornaram extremamente importantes para o desenvolvimento de uma empresa no mercado.
Lidar com pessoas desconhecidas, sem ter noção de como é o ambiente em que elas vivem dificulta o sucesso dessas relações. Esse problema pode ser solucionado a partir do momento em que são feitas contratações de imigrantes.
Assim, o seu pessoal vai passar a conhecer uma cultura diferente da que estão acostumados. A partir da convivência com um imigrante, os colaboradores conseguirão lidar melhor com o companheiro de trabalho e com as pessoas de outros países que precisam entrar em contato com a empresa.
Promove a inovação e a criatividade
Vale a pena lembrar que expor as pessoas a uma realidade diferente da que estão acostumadas faz com que elas procurem soluções para os problemas que ainda não foram percebidos pelos demais.
Quando se contrata um imigrante para trabalhar dentro da sua empresa, ele passa a tentar aproximar a realidade atual com a realidade que viveu no outro país. Por isso, estrangeiros inovam os processos e criam novas oportunidades.
Procure se lembrar de que o capital intelectual da sua empresa será muito valorizado e você conseguirá ser uma empresa de referência no mercado por investir em mão de obra estrangeira. Procure utilizar isso para trazer novidades aos seus clientes e realizar um bom marketing.
Gostou de saber por que apostar em migração pode reforçar o capital intelectual de uma empresa? Quer ter acesso a mais conteúdo de qualidade como esse? Então siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn!