Empresas no pós-pandemia: qual a real situação delas?

A pandemia da Covid-19 chegou em proporções inesperadas e impactou aspectos sociais, políticos e econômicos. Por conta das medidas de segurança implementadas em cada país visando à contenção do avanço do vírus, muitas atividades tiveram que ser suspensas ou reduzidas. Nesse sentido, dentro dos assuntos que estiveram em pauta quanto ao prejuízo gerado pelo novo Coronavírus está a falência econômica de diversas pessoas e empresas. 

A esse respeito, muitos empreendedores não conseguiram se adaptar e acabaram sofrendo a estagnação do negócio. Em contrapartida, também houve registro de corporações que conseguiram reinventar suas atividades e serviços, e assim puderam minimizar os danos econômicos em meio a esse problema. Felizmente, dadas as respostas positivas das vacinas, vários países já estão permitindo a volta gradual, ou total, de vários tipos de serviços.

Para você ficar por dentro desse assunto, veja agora qual a real situação das empresas no pós-pandemia!

Por que se reinventar?

A princípio, é válido comentarmos sobre a necessidade de adaptação das empresas para a sobrevivência no mercado. A pandemia apresentou diversos fatores que contribuíram para uma mudança na forma de empreender em todo o mundo. Em meio a essas transformações, o trabalho home office foi a modalidade que mais cresceu durante esse período, em razão da necessidade de isolamento social. 

Além do mais, percebeu-se um aumento de alguns serviços em detrimento a outros, como foi o caso do crescimento do comércio de alimentos por meio do atendimento delivery. Essas novas alternativas de trabalho fizeram com que várias empresas evitassem a falência do seu negócio. 

O que as empresas de sucesso estão fazendo para se recuperar da crise?

Muito antes da pandemia, a tecnologia já vinha crescendo de maneira significativa, a ponto a transformar as atividades no ambiente empresarial e trazer mais eficiência nos processos e otimização de tempo de serviço. Mesmo assim, com os problemas e restrições geradas com a Covid-19, houve mudanças expressivas no mercado mundial. 

Dentro dessas transformações, é fato que o meio virtual ganhou maior força e relevância. Dessa forma, muitas empresas ao redor do mundo estão apostando em lojas no meio digital. Em países como os Estados Unidos, China e Nova Zelândia, diversas empresas tiveram bons resultados com a implementação de e-commerces juntamente às suas lojas físicas. 

Além do mais, alguns governos locais estão concedendo isenção de impostos e prolongamento de datas de vencimento de taxas de imposto, a fim de impulsionar o comércio em suas regiões

Qual a atual situação do Brasil?

Embora o Brasil esteja sofrendo instabilidade no campo da saúde e política, com os avanços das vacinas e o afrouxamento das medidas de segurança contra a Covid-19, a situação parece caminhar para uma solução. Atualmente, já é possível perceber certa flexibilidade para as atividades corporativas. 

Mesmo assim, ainda é notória certa dificuldade para os empresários que de alguma forma lutam para manter a sustentabilidade do seu negócio. As expectativas dos especialistas e profissionais da área da saúde e da economia são boas para um futuro próximo. Até lá, os negócios que obtêm sucesso estão tendo como ponto comum a adaptação e inovação de suas atividades. 

Portanto, essas foram as principais informações acerca de qual a real situação das empresas no pós-pandemia. Percebe-se que, embora ainda seja um cenário muito ruim para a economia mundial, muitos empresários estão conseguindo caminhar por meio da adaptação do seu negócio. 

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam ficar por dentro desse tema!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Fale com um
Especialista em Global Mobility