Conheça os procedimentos para a entrevista do visto americano

Quando alguém solicita o visto para entrar nos EUA, seja para negócios ou turismo, precisa passar por uma entrevista. Nesse momento, é normal que o candidato ao visto se sinta ansioso e cheio de dúvidas sobre o que fazer e o que será perguntado durante o procedimento.

Portanto, se você quer ajudar os colaboradores da empresa a passar pela entrevista do visto americano para não migrante com maior tranquilidade, é hora de ler este artigo. Nele, você pode tirar as suas principais dúvidas e ainda ter dicas de ouro para aumentar as chances de sucesso do processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra!

Afinal, para que serve a entrevista do visto americano?

O primeiro passo para solicitar o visto americano é online, envolvendo preenchimento de formulários, pagamento da taxa governamental e agendamento das visitas: a primeira ocorre no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a segunda no Consulado Americano. Em algumas situações uma ou outra visita poderá ser dispensada.

No CASV, o solicitante coletará dados biométricos como fotos e digitais e poderá ter que apresentar alguns documentos. Já no Consulado é onde ocorrerá a entrevista com um Oficial Consular, que funciona como uma espécie de filtro para tentar diminuir a entrada de imigrantes ilegais no país.

Esse é o momento no qual o Consulado passa a conhecer o solicitante, o seu perfil e busca entender as reais intenções da ida aos EUA. Após a conversa com o Oficial, ele decidirá se está apto ou não para obter o visto americano, ou seja, é nesse momento que ele informará se seu visto foi aprovado ou negado. Por esse motivo, é de suma importância entender o processo para ter clareza e segurança e consequentemente aumentar as chances de conseguir o visto.

Quando a entrevista do visto americano é obrigatória?

A entrevista do visto americano é obrigatória para a maioria das solicitações de visto, com exceção de alguns casos. São isentos da entrevista aqueles que possuem idade inferior a 14 anos ou acima de 79 anos e estão solicitando o visto de turismo ou negócios pela primeira vez e/ou que estão renovando o visto da mesma categoria e nunca tiveram um pedido negado.

Apesar da isenção, os solicitantes que se enquadram nessa faixa etária poderão ser convocados para uma entrevista com o Oficial, caso o Consulado julgue necessário.

Para os demais solicitantes a entrevista é um processo obrigatório para a obtenção do visto.

Quais são as principais dicas e recomendações para quem passa pela entrevista do visto americano?

Agora é a hora de darmos as principais dicas para passar pela entrevista com tranquilidade e aumentar as suas chances e dos colaboradores da empresa de conseguir a aprovação do visto.

Quer saber quais são elas? Descubra agora mesmo!

Separe todos os documentos necessários 

No momento da entrevista, também é necessário levar uma série de documentos. Algumas unidades do Consulado exigem uma foto atualizada e sem adornos, de tamanho 5x7cm, com fundo branco. A foto feita no CASV no momento de coleta dos dados biométricos não substitui a previamente solicitada.

Além disso, é necessário levar o passaporte válido e qualquer outro anterior mesmo que vencido ou cancelado, principalmente se algum deles houver visto americano estampado.

É extremamente importante apresentar documentos que comprovem os vínculos que o solicitante tem com o Brasil.  Um dos grandes objetivos é justamente esse: saber que você não tem motivos para deixar o Brasil e viver nos Estados Unidos.

Entre esses documentos estão impostos de renda, contracheques, extratos bancários, carteira de trabalho assinada, certidão de casamento ou nascimento de filhos, documento de veículos ou imóveis próprios no Brasil ou declaração escolar. Qualquer outro documento que comprove o vínculo pode ser levado no momento da entrevista.

É importante ter em mente que o entrevistador pode solicitar esses e outros documentos durante a entrevista. E pode, inclusive, solicitar o agendamento de uma segunda etapa para esclarecimentos.

Preencha o formulário com atenção

O principal formulário para a solicitação de visto é o DS-160, no qual você fornece informações pessoais e sobre a viagem para os EUA. Este formulário é a base da entrevista e o Oficial Consular utilizará desse documento para tirar dúvidas ou solicitar esclarecimentos sobre as informações lá declaradas. Portanto, é essencial que você o preencha com muita atenção. É fundamental sempre dizer a verdade no formulário pois o Consulado Americano verifica todas as informações. Dessa forma, uma informação incorreta ou inconsistente poderá interferir na decisão do Oficial Consular.

O DS-160 poderá ser respondido em inglês ou no idioma nativo do país onde está sendo solicitado o pedido de visto americano. No caso do Brasil, pode ser preenchido em inglês ou português.

Nele, você deverá preencher todas as suas informações pessoais, como nome completo, documento, endereço, entre outros. Porém, também deverá haver informações detalhadas sobre a sua viagem, como data de embarque e de retorno, local no qual ficará hospedado, entre outras. Caso não tenha lugar definido para ficar, você poderá preencher o endereço de um hotel que fique na cidade onde planeja passar sua estada.

Não leve bolsas ou equipamentos eletrônicos 

Em algumas unidades do Consulado é proibido entrar com qualquer tipo de equipamento eletrônico ou bolsas grandes e mochilas.

Portanto, não leve esse tipo de material para a sua entrevista ou certifique que há local para guarda-los. Recomenda-se levar apenas o necessário e dar preferência para carregar os documentos na mão, dentro de um envelope adequado.

Utilize uma roupa adequada 

A roupa, apesar de não ser definidora, pode ser um ponto importante da sua entrevista. Afinal, é importante mostrar que você leva o processo a sério e se preparou para esse momento.

Portanto, dê preferência para roupas formais e com poucos elementos chamativos. Uma dica é se preparar de forma semelhante à preparação para uma entrevista de emprego.

Fique atento à pontualidade 

Ser pontual é essencial para garantir que a sua entrevista ocorrerá da melhor forma. Portanto, fique atento ao horário de chegada e calcule o tempo do trajeto com antecedência. Acorde cedo, se prepare com calma e saia mais cedo de casa, evitando que imprevistos como trânsito ou atraso no transporte comprometam a pontualidade.

A entrevista do visto americano é um momento central em todo o processo. Portanto, se você ou um dos seus colaboradores precisa viajar aos EUA, fique atento a todas essas dicas para garantir que o processo será conduzido da melhor forma possível, aumentando as suas chances de sucesso!

Ficou com alguma dúvida ou quer dar o seu depoimento? Então, aproveite para deixar um comentário agora mesmo!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility