Morar nos Estados Unidos da América (EUA) é um sonho para muitos brasileiros que buscam melhores condições de vida em outro território. Quem inicia a jornada migratória para esse país se depara com uma variedade de vistos, em especial os relacionados a trabalho. Dentre as categorias existentes, temos o visto americano EB-2, voltado para profissionais qualificados e reconhecidos na sua área de atuação.
Ele está incluído na categoria de visto de imigrante baseado em emprego – o EB Visa – que possibilita que estrangeiros migrem permanentemente para os Estados Unidos e conquistem o tão sonhado Green Card. Embora com muitos benefícios, o processo de migração apresenta alguns desafios. Por isso, trouxemos este artigo para ajudá-lo a conhecer melhor sobre o assunto. Confira!
O que é o visto americano EB-2?
O visto EB-2 é designado para a categoria Permanent Workers – Exceptional Ability or Advanced Degree – que, em tradução livre, significa visto para estrangeiros com habilidades especiais ou excepcionais. Por meio dessa modalidade, o profissional que tenha carreira sólida em seu país pode tentar obter o Green Card e morar legalmente nos Estados Unidos.
Como funciona essa modalidade?
Para se candidatar como profissional com diploma avançado, ou com capacidade excepcional, o interessado deve apresentar uma certificação de trabalho aprovada pelo Departamento de Trabalho americano e ter uma oferta de emprego nos Estados Unidos. Caso a solicitação seja aprovada, o cônjuge e os filhos solteiros menores de 21 anos podem ser admitidos como imigrantes também.
Os profissionais elegíveis dividem-se basicamente em dois grupos:
- profissionais com diploma avançado (como mestrado e doutorado) ou bacharelado adicionado de, no mínimo, cinco anos de experiência progressiva na profissão;
- pessoas com habilidade excepcional em ciências, artes ou negócios, ou seja, com um alto grau de experiência, superior ao usualmente encontrado nessas áreas.
Cabe ressaltar que existe a possibilidade de isenção da certificação de trabalho e apresentação de oferta de emprego, se e quando houver interesse dos Estados Unidos pelo estrangeiro, situação identificada como National Interest Waiver. Assim, os candidatos que aplicam para essa hipótese podem tentar obter um visto EB-2 sem que haja, necessariamente, uma oferta de trabalho.
Contudo, é preciso demonstrar aos Estados Unidos que sua imigração trará benefícios econômicos, culturais ou educacionais ao país.
Quais são os requisitos para aplicação do visto EB-2?
De modo geral, para ter chance de obter esse visto, é preciso que o profissional tenha diploma de pós-graduação, habilidade excepcional ou que sua imigração seja de interesse do país. Assim, os requisitos para a aplicação do tipo EB-2 são:
- diploma de pós-graduação, mestrado, doutorado ou modalidades semelhantes;
- diploma de bacharelado e mais de 5 anos de experiência progressiva na área;
- habilidade excepcional na área de ciência, artes ou negócios.
Além disso, é preciso que o candidato atenda a, pelo menos, 3 dos 6 critérios seguintes:
- registro acadêmico oficial que comprove o grau (diploma ou certificado) de uma faculdade, universidade, ou outra instituição de ensino relacionada à área de atuação ou à habilidade;
- documentos que atestem, pelo menos, dez anos de experiência integral na sua ocupação;
- licença para praticar a profissão ou sua certificação;
- evidência de recebimento de salário ou outra remuneração pelos serviços prestados devido à habilidade excepcional;
- comprovação de ser membro de uma associação profissional;
- reconhecimento pelas conquistas e contribuições na área de atuação;
Quais são as etapas para a solicitação do visto?
As principais etapas envolvidas no processo de solicitação do visto EB-2 são:
- preenchimento do formulário I-140 (petição para trabalhador não imigrante) e protocolo;
- decisão da autoridade competente;
- aplicação para o Green Card, em caso de aprovação do visto.
Qual é o prazo de emissão do visto?
Os pedidos de vistos baseados em emprego costumam demorar mais tempo do que as outras categorias, pois existem cotas anuais (limitações na quantidade de vistos que pode ser concedida por ano). Não existe um prazo específico previsto em lei, mas é preciso considerar que todo o processo pode ser ainda mais demorado, caso o candidato não siga corretamente as instruções. Por isso, é muito importante contar com uma assessoria especializada, apta para auxiliar o candidato em cada etapa do processo.
Quais são as vantagens dessa modalidade?
O visto EB-2, employment-based, tem a vantagem imediata de conceder o green card ao estrangeiro. Muito embora o procedimento de solicitação requeira uma oferta de emprego de uma empresa americana, há a possibilidade de sua solicitação sem a existência dessa oferta – National Interest Waiver (NIW) – que significa isenção de interesse nacional.
Dessa forma, nos casos em que o indivíduo é altamente qualificado e reconhecido na sua área de atuação, e sua presença é de interesse aos Estados Unidos, o EB-2 NIW dispensa o requerente de apresentar uma oferta de emprego. Isso também se aplica às profissões com alta demanda no país.
O visto EB-2 é o que apresenta mais benefícios para os profissionais formados e com larga experiência na sua área que queiram residir nos Estados Unidos. Entre as principais vantagens de migrar por essa categoria, podemos citar:
- concessão de residência permanente e imediata;
- requisitos acessíveis;
- possibilidade de dispensa da oferta de emprego;
- mercado de trabalho sólido;
- incentivo à imigração de profissionais qualificados.
Para saber se sua experiência pode ser enquadrada nessa modalidade, consulte uma assessoria especializada em migração.
Como uma assessoria especializada pode ajudar nesse processo?
As etapas envolvidas no processo de solicitação do visto são complexas. É preciso percorrer o caminho imposto pela imigração americana com muita atenção e reunir o maior número de documentos que comprovem a relevância da atuação profissional. Por isso, é essencial contar com uma empresa de consultoria de migração para ajudá-lo nessa questão.
Uma assessoria especializada lhe dá a segurança necessária para cumprir as exigências previstas em cada fase do processo. A BR-Visa consegue auxiliar você nessa jornada. Sua equipe é composta de profissionais multilíngues preparados para atuar com excelência em todas as etapas. Para facilitar e agilizar ainda mais o pedido, ela disponibiliza serviços de vistos e documentos exigidos no processo de migração.
Os Estados Unidos têm grande interesse em atrair trabalhadores qualificados para o país. Por isso, caso preencha os requisitos necessários e deseje ingressar no mercado de trabalho norte-americano, o visto americano EB-2 pode ser uma excelente escolha para quem deseja ir em busca do sonho americano e residir de forma legal e permanente no país.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário com suas dúvidas ou sugestões!