VIII ABEMMI SUMMIT 2023

Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional aponta medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados pelos migrantes 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, atualmente, quase 900 milhões de pessoas têm desejo de migrar para outros países. O impulso de migrar atingiu o seu ponto máximo no segundo ano de pandemia, em 2021. A Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), aponta duas medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados. 

A primeira medida é a ampla divulgação internacional das alternativas legais existentes no Brasil para receber todos os tipos de investidores estrangeiros a nômades profissionais e acolher humanitariamente todas as formas de refúgio. A segunda medida é priorizar a modernização e compatibilização da regulamentação migratória, fiscal e previdenciária para dar a necessária agilidade e efetividade. 

Nessa perspectiva de debater a respeito das melhorias para o setor de mobilidade no país, a ABEMMI realizará no dia 18 de maio, das 08h30 às 18h, o VIII ABEMMI SUMMIT 2023. O evento gratuito para associados, autoridades e imprensa, promoverá conhecimento sobre os temas mais atuais e relevantes, como as políticas migratórias nacionais, a importância da equidade, inclusão social e diversidade, todos os reflexos do novo cenário econômico global, a geopolítica e seus impactos no investimento estrangeiro e imigração. 

Segundo Marta Mitico, presidente da ABEMMI, no início deste ano, o governo brasileiro comunicou à Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Organização das Nações Unidas (ONU) a sua decisão de reintegrar o país ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, e que estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. Por isso, outro importante ponto de discussão será abordado no evento, a xenofobia. Segundo Marta Mitico, o desejo do intercâmbio cultural é um dos maiores motivos de migração para outro país. Porém, o preconceito e a xenofobia ainda são recorrentes, independentemente do fluxo, seja o de ingresso de migrantes no Brasil ou o da saída de brasileiros para o exterior. 

A presidenta da ABEMMI afirma: “é fundamental o contínuo trabalho das autoridades e de toda sociedade civil para motivar o espírito acolhedor para a construção de uma sociedade efetivamente igualitária, diversa e plural. Quando a xenofobia no Brasil toma forma de agressão, ela é considerada crime. Isso foi definido pela Lei nº 7.716, de janeiro de 1989. Já as ofensas verbais direcionadas a imigrantes podem ser caracterizadas como crime de injúria. Importante que essas tipificações sejam igualmente divulgadas para que qualquer agressão não passe impune. Inclusive, existem vários estudos apontando que a África do Sul, Austrália e Irlanda são, presentemente, os países mais receptivos a brasileiros. Por outro lado, os países mais procurados pelos brasileiros são ainda EUA, Canadá e Portugal”, conclui. 

Isso nos leva a refletir também sobre a volta do Brasil a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, sob o princípio da reciprocidade, um tradicional balizador diplomático internacional. Contudo, Mitico ressalta que esse princípio acaba tendo como norteador um outro aspecto muito importante, o econômico. Equilibrar princípios diplomáticos que exteriorizam a soberania de um País com suas efetivas necessidades econômicas é um desafio de um novo tempo, no qual abrir ou fechar fronteiras continuam a ser um dos mais fortes instrumentos de proteção sanitária, previdenciária e econômica. 

Nessa perspectiva, a programação do VIII ABEMMI SUMMIT 2023 contará com um papo aberto para inclusão e outros painéis: Transformação Digital e os Desafios da Humanização do Trabalho Remoto; Geopolítica da Rota do Investimento Estrangeiro e da Migração e Política Nacional de Migração.  A expectativa é de que mais de mil pessoas participem do evento. 

O VIII ABEMMI SUMMIT traz aspectos positivos para o futuro do setor, reunindo reflexões e debates importantes entre as autoridades, perante os órgãos públicos e a imprensa, visando levantamentos que beneficiem toda a comunidade brasileira de Mobilidade Global.

 

Serviço 

Data:  18 de Maio de 2023.
Local:  AMCHAM Business Center, localizado na Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP.
Horário:  Das 08h30 às 18h.

 

Programação

01 | Social: Papo Aberto para a Inclusão | Andrea Schwarz 

O mundo é diverso e plural, no entanto, nem sempre as diferenças são acolhidas. Muitas vezes, o diferente é excluído, causando situações de segregação e preconceito. Que tal mudar este cenário? Quais ações podem ser imediatamente tomadas a fim de comprometer toda uma sociedade com o acolhimento e inclusão? 

02 | Tendências: Transformação Digital e os Desafios da Humanização do Trabalho Remoto 

Com a demanda por ferramentas tecnológicas que viabilizem serviços qualificados e ágeis, somada a uma realidade irreversível de um mercado de trabalho cada vez mais nômade, remoto e digital, é inevitável questionar a importância das relações pessoais no novo cenário mundial. 

03 | Economia: Geopolítica e seus Impactos no Investimento Estrangeiro e Imigração 

Quais são os reflexos do novo cenário global, reabertura das fronteiras e de uma guerra na Europa, a qual já dura mais de um ano, no perfil do investidor estrangeiro e do migrante no Brasil? Venha debater sobre os impactos no cenário mundial. 

04 | Governo: Perspectivas da Política Migratória Nacional 

A Lei de Migração Brasileira é considerada moderna, inclusiva e evoluída. Mas e o arcabouço e cenário brasileiro da migração? São igualmente modernos, inclusivos e evoluídos? Propomos reflexões e perspectivas.

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility