A Nova Lei da Nacionalidade de Portugal, aprovada em 2020, gerou grande alvoroço entre brasileiros na época, levando a um aumento de 30% nos pedidos de cidadania, de acordo com o Ministério da Justiça. No entanto, as modificações no texto entraram em vigor somente em abril de 2022, o que animou ainda mais aqueles que desejam morar fora do país.
As principais mudanças envolvem a flexibilização dos requisitos para solicitar a nacionalidade portuguesa. Com a nova lei, netos de portugueses não precisam mais comprovar vínculos com Portugal (através de idas frequentes ao país e participação ativa na comunidade lusitana no Brasil, por exemplo), etapa que representava um dos principais motivos dos indeferimentos, e até mesmo de desistência pelos próprios requerentes, dada sua subjetividade. Para bisnetos, é preciso que um dos avós ou pais dê entrada no processo de cidadania, uma vez que o direito só é passado até a terceira geração. Por fim, cônjuges de portugueses podem requerer a cidadania após três anos de união estável e não precisam mais ter filhos.
Você é descendente de portugueses e deseja iniciar o seu processo de cidadania? Clique aqui e fale com nossos especialistas.
Imagem: Freepik