A Itália oficializou um visto para nômades digitais, que são profissionais que trabalham remotamente enquanto viajam pelo mundo. Esse visto permite que trabalhadores remotos passem um tempo vivendo na Itália.
Quais são os requisitos?
Os requisitos para obter esse visto incluem:
- ser altamente qualificado e capaz de trabalhar remotamente;
- ganhar três vezes o nível mínimo exigido para isenção de participação nos custos de assistência médica (cerca de € 28.000 por ano ou US$ 30.400);
- ter cobertura de seguro de saúde para a duração da estadia;
- comprovar moradia e mostrar que foram trabalhadores remotos em outro lugar por pelo menos seis meses, ou nômades digitais pelo mesmo período.
Esse tipo de visto tem renovação?
Sim, o visto de nômade digital é válido por um ano e pode ser renovado. Além disso, a família do funcionário pode ser incluída no visto.
Por qual motivo resolveram oficializar esse visto?
A Itália decidiu implementar esse visto como parte de seus esforços para incentivar o crescimento econômico e atrair profissionais altamente qualificados para o país. Essa medida segue outras iniciativas, como oferecer casas a preços simbólicos em cidades envelhecidas para conter o esvaziamento populacional.
Enquanto isso, outros países da Europa estão repensando a manutenção do chamado “golden visa”, que concede autorização de residência a estrangeiros que investem em imóveis.
Imagem: Unsplash