Visto de turismo para os EUA, saiba como obter o seu.

Os Estados Unidos são um dos destinos turísticos mais escolhidos pelos viajantes nos últimos tempos. Para os brasileiros que desejam ir aos EUA a turismo é necessário fazer o visto (B-2) para ter autorização de entrada no país.
É recomendado iniciar o procedimento com antecedência para que não aconteça nenhum imprevisto. O governo norte-americano emite os vistos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Documentos

Embora não exista uma lista oficial de documentos a serem apresentados, os solicitantes devem reunir  documentos que demonstrem vínculo com o país de residência, tais como Carteira de Trabalho, Declaração de Imposto de Renda, Certidão de Nascimento, entre outros.
O objetivo da solicitação destes itens é demonstrar que o viajante pretende deixar os EUA depois de sua visita temporária. Em alguns casos, o oficial consular pode solicitar documentos que não estejam mencionados acima para que fiquem demonstrados laços suficientes com o país.
O passaporte também será solicitado pois é nele que o visto será estampado. Lembrando que, por ser um documento oficial de viagem, o passaporte deve ter validade mínima de 6 (seis) meses.

Formulários

O próximo passo para requerer o visto, é preencher o Formulário eletrônico DS-160, feito diretamente no site do governo estadunidense. O formulário tem como objetivo colher informações e ter controle sobre as pessoas que irão aplicar para um visto americano.

Taxas

A  taxa do visto (MRV) corresponde ao custo de processamento, é cobrada a todos os solicitantes, deve ser paga antecipadamente. Mesmo que o visto tenha sido concedido ou não, a taxa não é reembolsável e não pode ser transferida a outro solicitante.
Há duas maneiras de efetuar o pagamento da taxa: via cartão de crédito, pela internet ou telefone, ou via boleto bancário.
Importante: Se a taxa for paga por boleto, é necessário aguardar a confirmação do pagamento para que o agendamento possa ser efetuado.

Agendamentos

Normalmente os solicitantes devem fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV), este centro tem a função de coletar informações sobre o viajante, tais como dados biométricos e fotos atuais, e outro no Consulado ou Embaixada.
Acesse o site de agendamento ou ligue para o Call Center usando um dos números locais.
Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu formulário DS-160.
Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.
O momento da entrevista no Consulado ou Embaixada é muito importante, pois qualquer detalhe pode comprometer o processo.
É recomendado chegar com no máximo 15 minutos de antecedência e levar todos os documentos (obrigatórios e adicionais).
Após a entrevista, quando visto for concedido, seu passaporte será encaminhado por SEDEX. Você também tem a opção de retirá-lo em uma unidade do CASV conforme sua escolha.

Facilidades

  • Solicitantes com idade inferior a 14 anos ou acima de 79, podem se qualificar para isenção de entrevista. Contudo precisam comparecer à Embaixada ou Consulado. Porém podem ser aptos a submeter sua documentação através de um representante.
  • Os solicitantes que emitiram seu visto após o dia 01/01/2008 não precisam coletar as digitais. Para tanto, o visto não pode estar expirado há mais de 12 meses. O agendamento é necessário apenas para a entrega dos documentos, que poderá ser feita pelo requerente ou por um representante.

ATENÇÃO: A seção consular se reserva ao direito de chamar os solicitantes para uma entrevista, caso julgue necessário.

  • Dependendo da disponibilidade de vagas, é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada ou Consulado no mesmo dia! Exceto no Consulado de São Paulo.

A BR-Visa, pode auxiliar em todo o processo os solicitantes que desejam emitir ou renovar o visto americano.
CLIQUE AQUI para iniciar seu atendimento!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility