Existem muitas razões que levam uma empresa a realizar o recrutamento internacional, como a necessidade de encontrar profissionais com perfis muito especializados, ter interesse em expandir suas atividades em locais específicos, entre outros. Mas essa forma de contratar é um grande desafio para a organização, que precisa aprender a gerir as diferenças culturais e linguísticas de seus colaboradores para obter sucesso nessa tarefa e alcançar os objetivos desejados. Para saber mais sobre esse tipo processo, confira as dicas que preparamos neste post!
1. Defina claramente os objetivos da contratação
É importante que a organização determine critérios de escolha relacionados aos seus objetivos principais. Por isso, definir claramente quais são suas metas com aquela contratação e compreender como o candidato escolhido poderá colaborar para alcançá-las são passos fundamentais. Uma boa forma de fazer isso é através de um detalhamento dos requisitos para a vaga que, em linhas gerais, podem ser técnicos, pessoais e emocionais. De nada adianta contratar um candidato formado em uma universidade mundialmente reconhecida se seus valores ou compartamentos não forem alinhados aos da empresa, por exemplo.
2. Conheça o mercado local para adaptar suas estratégias
Conhecer a legislação de cada pais é muito importante para uma seleção internacional. As leis trabalhistas variam bastante de região para região, por isso, o contratante deve se certificar de que compreende, efetivamente, todos os detalhes do processo de contratação, como documentos e autorizações necessárias e direitos dos trabalhadores, por exemplo.
O processo seletivo de cada região funciona de forma diferente, por isso, é interessante pesquisar os métodos que alcançam melhores resultados naquele país e adaptar a estratégia da seleção ao mercado local. É importante também que os recrutadores se mantenham atualizados, acompanhando as particularidades e tendências de cada região para obterem sucesso.
3. Promova a adaptação cultural
Mesmo após a escolha do candidato ideal, ainda é preciso garantir que o escolhido se adapte à nova realidade cultural à qual será submetido. Para ajudar nesse processo, vale lançar mão de recursos como compartilhamento de materiais da empresa na sua língua nativa, por exemplo.
Se essa etapa puder ocorrer antes mesmo que o colaborador chegue ao país, melhor ainda. Após sua chegada, procure integrá-lo com pessoas de outras áreas e, se possível, destaque alguém que possa acompanhá-lo durante as primeiras reuniões para ajudar com o idioma. Estimular a realização de happy hours também pode ser muito eficiente nesse sentido, já que envolve um ambiente muito propício para integração com a nova equipe e local.
E então, gostou das nossas dicas? Para ter ainda mais informações mais sobre esse assunto, confira o nosso guia completo das empresas multiculturais!
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