O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), órgão da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, aprovou a criação de uma câmara especializada para estudar a simplificação de vistos e autorizações de residência para estrangeiros que desejam investir na economia verde no Brasil.
A proposta foi apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O CNIg busca, por meio dessa iniciativa, atrair investidores qualificados, gerar emprego e a renda, facilitar o acesso a tecnologias inovadoras e promover o desenvolvimento sustentável, gerando benefícios para a sociedade.
O CNIg formula a política nacional de imigração laboral com a participação de 15 órgãos, incluindo representantes do governo, empregadores e sindicatos.
Formada por cinco integrantes, a câmara especializada tem a atribuição de realizar os estudos e apresentar a proposta de resolução temática.
Segundo Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, o visto migratório verde contribui para reforçar a cooperação internacional na busca por soluções ambientais.
Foto de Pexels