O Brasil e o Japão chegaram a um entendimento para a dispensa recíproca de vistos de visita a portadores de passaporte comum que desejem viajar por até 90 dias. Essa dispensa terá uma vigência inicial de três anos, a partir de 30 de setembro de 2023. Com essa medida, tanto turistas brasileiros quanto japoneses poderão realizar viagens ao Japão e ao Brasil sem a necessidade de obter vistos.
Esse acordo foi anunciado pelo Primeiro-Ministro Fumio Kishida, em decorrência da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, com o intuito de estender a isenção de visto de visita a cidadãos brasileiros, levando o governo brasileiro a adotar uma medida similar para os cidadãos japoneses. Isso está em linha com a política migratória brasileira, que se baseia nos princípios de reciprocidade e igualdade de tratamento entre nações.
Essa dispensa de visto recém-anunciada irá contribuir para aprofundar o intercâmbio humano e fortalecer as relações entre os dois países, especialmente durante o ano em que se celebra o 115º aniversário da imigração japonesa no Brasil.
Foto de Liger Pham.