Autorização de residência para administrador: o que é e como funciona?

Se um estrangeiro pretende vir ao Brasil a fim de exercer a função de administrador em alguma empresa ou instituição brasileira, ele precisa obter uma autorização de residência. Esse documento nada mais é do que uma aprovação da sua residência no país enquanto cumpre com a sua função.

A norma que rege o processo de obtenção dessa permissão é a Resolução Normativa n° 11. Ela contém todos os requisitos necessários para que o migrante possa residir no Brasil. Então, com base nessa resolução, vamos explicar para você como obter a autorização de residência para exercer a função de administrador aqui no Brasil. Acompanhe a leitura!

Como a autorização de residência para administrador funciona aqui no Brasil?

A princípio, a Resolução Normativa n°11/17 revogou a antiga RN n°62/04. Sendo assim, as empresas brasileiras que desejam obter a autorização de residência para um profissional administrador devem ficar atentas aos requisitos estabelecidos pela RN 11.

Uma das principais diretrizes que a empresa deve observar diz respeito à sua comprovação de investimento externo, que pode ser atestada de duas formas:

  • efetivação de investimento externo no valor igual ou superior a R$ 150.000 mais plano de geração de, pelo menos, 10 novos postos de emprego no período de dois anos;
  • realização de investimento externo no valor igual ou superior a R$ 600.000.

Vale ressaltar que os valores exigidos para a obtenção da autorização de residência são válidos para apenas um migrante contratado. A comprovação da realização do investimento é feita por meio da apresentação de documentos emitidos pelo sistema do Banco Central e do banco receptor. Ambos devem estar assinados e carimbados por um representante de uma instituição financeira.

Qual é a importância da autorização de residência para o administrador?

Por meio desse documento, tanto a empresa quanto o profissional migrante podem atestar o direito de exercer as suas funções de forma legal no Brasil, além de ter o poder de representar a empresa brasileira e assinar em seu nome.

Como obter a autorização de residência para administrador?

Como mencionamos, o requisito principal para a obtenção da autorização de residência é a comprovação do investimento externo registrado em instituições como Cartório de Registro Civil ou Junta Comercial. Além dessa obrigação, são exigidos os seguintes documentos:

  • comprovante de indicação do migrante para o cargo devidamente registrado pelo Cartório de Registro Civil ou Junta Comercial;
  • comprovante do investimento externo da empresa;
  • certificado de funcionamento da empresa, acompanhado do documento que atesta a nomeação de seu representante legal devidamente registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica — CNPJ e demais órgãos competentes;
  • comprovante de viagem válido do profissional migrante.

Com base nessas informações, percebemos que, para obter a autorização de residência para administrador, é preciso reunir uma série de documentos importantes. Para tornar mais prático e simples esse processo, ressaltamos a importância de contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Nesse caso, podemos ajudar você. Afinal, somos uma consultoria especializada na obtenção de vistos e documentos necessários para garantir a entrada e permanência de migrantes no Brasil.

Achou as informações deste artigo válidas? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility