Visto de estudo para Portugal: o que precisa para essa nova etapa na vida

Visto de residência para estudo em Portugal

Após a tomada de decisão de estudar em Portugal e escolher a instituição de ensino é hora de começar a parte prática como os documentos necessários, a hospedagem, questões sobre conta bancária e o visto de estudo para Portugal.
O visto para estudar em Portugal depende do período de duração do curso elegido. Para período inferior ou igual a um ano será necessário aplicar para o visto temporário. Já no caso de cursos com duração superior a um ano o candidato deverá aplicar para o visto de residência.

Prazo e prorrogações

O visto temporário e de residência para estudo são concedidos pelo período de 4 meses, podendo ser prorrogado mediante solicitação feita  em órgão competente em Portugal.

Documentos para visto de estudo para Portugal

Os documentos solicitados em ambos os processos são iguais, sendo necessário obter uma carta de aceitação da instituição de ensino portuguesa para apresentar no requerimento do visto.
Ainda é necessário comprovar os meios de subsistência em Portugal, o que pode ser feito através da apresentação do comprovante de bolsa de estudos recebida pelo estudante; termo de responsabilidade escrito por um familiar, atestando que será responsável por todas as despesas do aluno durante o período de permanência em Portugal, junto a este termo deve ser anexado uma cópia da última declaração de imposto de renda do responsável com assinatura e firma reconhecida; ou cópia da última declaração de imposto de renda do aluno, caso ele seja responsável pela sua subsistência em Portugal.
+ VAI MORAR EM PORTUGAL? SOLICITE SEU VISTO!
O passaporte será apresentado somente no consulado quando for convocado. No entanto, deve ser apresentada a cópia autenticada das páginas de identificação e das folhas usadas junto com os demais documentos. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses da data de validade do visto que for solicitado.
O local que o estudante irá residir também deve ser planejado antes da solicitação do visto, pois no momento de seu requerimento é obrigatória a comprovação de local que irá se hospedar.
Outro documento exigido e o seguro médico internacional de viagem que seja válido pelo período em que o estudante permanecer em Portugal. Sua apólice deve contemplar a cobertura de repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência. Caso o estudante seja beneficiário do INSS poderá substituir o seguro privado pelo PB4.

Alertas

A compra de passagens aéreas e reserva de acomodação devem ser feitas somente após a obtenção do visto.
O prazo para análise dos documentos pode ocorrer até 30 dias. Após esta análise, com os documentos exigidos em ordem, será feito o agendamento no Consulado de Portugal.

Para maiores informações sobre os documentos necessários entre em contato com a BR-VISA.

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility