Por Marta Mitico
Advogada & Especialista em Global Mobility
Sócia-fundadora da BR-Visa e Mitico Advogados
Mesmo com a recente decisão do governo norte-americano de aumentar o contingente de funcionários em seus consulados por todo o mundo com o objetivo de diminuir as longas filas de espera, quem quiser solicitar um visto para os EUA ainda deverá enfrentar muita demora.
Entretanto, existe uma série de alternativas que ajudam a diminuir esse intervalo de tempo, e não comprometer os compromissos ou as férias dos viajantes, principalmente se forem casos de viagens de urgência.
A principal dessas medidas é solicitar às autoridades consulares uma antecipação de agendamento justificada, cujas condições podem ser fornecidas pelo próprio consulado. Assim, é possível obter um pedido de antecipação para um encaixe em agendas complementares que são abertas ou para casos de desistências de outros agendamentos.
Entre as situações admitidas estão, por exemplo, a participação em congressos; viagens comprovadamente de negócios; participação em eventos com admissão previamente realizada pelo requerente, entre outros.
Mesmo motivos pessoais podem ser apresentados como justificativa, se comprovarem a participação em comemorações significativas, como batizados, casamentos, aniversários, bodas, etc. Para maiores dúvidas, sempre consulte um escritório ou empresa especializado em mobilidade para conseguir a melhor estratégia e receber seu visto a tempo.
Foto: Pexels