Serviço voluntário no Brasil: saiba mais sobre essa autorização de residência!

O Brasil é uma nação que atrai um grande número de ONGs que precisam de pessoas dispostas a trabalharem como voluntários. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, em 2017, mais de 7 milhões de pessoas executaram esse tipo de atividade como voluntário no território nacional. Oportunidades para se engajar, portanto, não faltam.

Mas quem vem de outro país deve estar atento. A obtenção de visto para trabalhar como voluntário demanda uma série de documentos. Garantir que eles estejam em dia e que o pedido da autorização de residência para executar tais atividades seja feito corretamente, é algo fundamental para começar o seu trabalho rapidamente.

Quer saber mais sobre como isso pode ser feito? Então siga com a leitura do post!

Por que ser voluntário no Brasil?

O Brasil é um país de dimensões continentais. Como qualquer nação em desenvolvimento, ele apresenta desafios socioeconômicos, afinal é uma das nações que mais possui desigualdade social.

Isso motiva muitas pessoas a trabalharem como voluntárias no país. Há oportunidades para voluntários se engajarem em todos os tipos de projeto: do empreendedorismo social à distribuição de alimentos, é fácil encontrar uma oportunidade alinhada com aquilo que você acredita e, desse modo, fazer a sua mudança.

O que é necessário para começar a ser voluntário no Brasil?

Para começar a trabalhar como voluntário no Brasil, estrangeiros devem obter uma autorização de residência que permita a atuação como voluntário no país. Essa autorização pode ser solicitada tanto no Consulado brasileiro no país de origem do voluntário, quanto no Ministério da Justiça, quando o voluntário já estiver no Brasil.

Dependendo do cenário como um todo, a autorização pode ter amparo legal na Resolução Normativa nº 15, de 2019, que é específica para prestação de serviço voluntário, ou na Resolução Normativa nº 29, de 2018, para voluntariado com base em acordo de cooperação internacional.

A autorização com base na RN 15 terá prazo de residência inicial de 1 ano, já a autorização com base na RN 29 terá o prazo inicial de até dois anos, ambos com possibilidade de prorrogação. Após o fim da sua validade, o migrante deve realizar os procedimentos adequados para renovar a sua autorização.

Quais são os principais documentos?

Para apresentar o pedido de autorização, o voluntário deve providenciar uma série de documentos tais como:

  • documento de viagem válido;
  • certificado internacional de imunização contra doenças em conformidade com as normas da Anvisa;
  • comprovante de pagamento de um meio de entrada e saída do território brasileiro;
  • atestado de antecedentes criminais que seja emitido pelo país de origem do voluntário;
  • Entre outros.

Como o apoio de um especialista pode ajudar?

O processo de obtenção de visto e autorização de residência para trabalhar como voluntário no Brasil, como vimos, demanda vários documentos e etapas. Por isso, é necessário tomar muito cuidado para não se perder entre os documentos e as taxas. Nesse sentido, uma ótima alternativa é contar com o apoio de um especialista.

Empresas como a BR-Visa conseguem apoiá-lo durante todas as etapas de obtenção de um visto para trabalhar como voluntário. Do pagamento de taxas à verificação de comprovantes e datas, tudo será feito por alguém focado nas suas demandas. Por isso, não deixe de contar com esse tipo de solução para evitar riscos e garantir que o seu foco seja direcionado totalmente para a escolha do projeto que mais se alinha com os seus ideais!

Quer saber mais sobre como a BR-Visa pode ajudar nessa missão? Então fale com a gente!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Fale com um
Especialista em Global Mobility