Wikimedia Commons
A Br-Visa informa que, a partir de 2021, os turistas brasileiros que queiram entrar na Europa precisarão de uma autorização mediante o preenchimento de um novo documento. A decisão valerá para todos os países signatários do Acordo de Schengen, uma zona de livre circulação de pessoas que inclui a maioria dos países-membros da União Europeia, além de Islândia, Suíça e Noruega.
A inciativa, denominada Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), foi aprovada nesta quinta-feira (5 de julho) pelo Parlamento Europeu e precisa ser aprovada pelo Conselho de Ministros que no entanto, já entrou em acordo para ratificar a decisão.
De acordo com a determinação, os turistas terão, antes de viagem, de preencher um formulário eletrônico informando o país onde será feita a entrada, dados pessoais, histórico de viagens e do passaporte. Atualmente, os turistas só precisam portar o passaporte para uma estadia de até 90 dias.
Segundo o órgão legislativo da União Europeia, a decisão foi motivada por razões de segurança – os dados do formulário terão de bater com as bases de dados dos diferentes órgãos do continente, incluindo a Interpol, para evitar a entrada de eventuais riscos à segurança ou de migração regular.
A nova medida não vale para brasileiros que sejam portadores de passaporte europeu, e não será necessária para o Reino Unido, que não faz parte do acordo.
A autorização, que será válida e prorrogável a cada três anos, será gratuita para menores de 18 e maiores de 7 anos. As demais pessoas terão de pagar 7 euros (aproximadamente R$ 32) pelo documento, que poderá ser obtido na internet. Ela não vale somente para o Brasil, mas para turistas de outras 60 nacionalidades, incluindo norte e latino-americanos e de outros países que não precisem de vistos para ficarem por curto período nos países da União Europeia.
A Br-Visa pode ajudá-lo a obter cidadanias portuguesa e espanhola, entre outros países. Saiba como entrando nos links ou entre em contato com a gente.