Quais os países que mais contratam brasileiros? Veja aqui!

Conseguir um trabalho em outro país é o desejo de muitos brasileiros, afinal, essa é uma oportunidade de garantir tranquilidade financeira, melhor qualidade de vida e uma aposentadoria mais confortável.

A boa notícia é que existem alguns países que contratam mais brasileiros como forma de realizar a troca cultural, investir em profissionais qualificados e multitarefas, focar em áreas estratégicas, entre outros.

Quer saber quais são esses países? Então, continue a leitura para conhecê-los!

Quais são os países que mais contratam brasileiros?

Apesar de vários países contarem com profissionais do Brasil para realizar atividades laborais, existem aqueles que ficam no topo da lista de contratações. Veja a seguir quais são eles!

Alemanha

A Alemanha é um país que tem aberto muitas oportunidades para os brasileiros trabalharem, contudo as vagas exigem um nível mais elevado de qualificação. Nas regiões mais afastadas dos centros urbanos faltam profissionais da área de tecnologia da informação, engenheiros, médicos e enfermeiros.

Austrália

A Austrália é um país que oferece oportunidade até mesmo para profissionais brasileiros com idade superior a 40 anos. Por esse motivo, é conhecido como um dos destinos que mais disponibilizam vagas para faixas etárias diferentes.

Também é um país com carência de alguns profissionais, o que faz com que oferte vagas para as mais variadas funções — auxiliar de serviços, garçom, auxiliar de limpeza, atendente de loja, operário de obra etc. — e setores — como hoteleiro, bares, restaurantes, construção civil etc.

Canadá

País vizinho dos Estados Unidos, é outro que tem ofertado boas chances para os brasileiros, principalmente por serem encontradas várias possibilidades de intercâmbio.

A preferência nas contratações é por jovens universitários e, além da função, a fluência em inglês ou francês é um requisito para ficar à frente dos concorrentes. Entre as vagas de destaque estão: atendimento ao cliente, setores administrativos, recursos humanos, agente de serviços, tecnologia da informação e demais.

Estados Unidos

Estados Unidos é a primeira opção de grande parte dos brasileiros que desejam trabalhar fora, principalmente pelo valor dos salários e as probabilidades de abrirem o próprio negócio.

Além disso, muitas companhias do setor de tecnologia costumam contratar brasileiros que tenham formação superior nas áreas de tecnologia da computação e engenharia da computação.

Irlanda

Além de ser um dos melhores países para realizar intercâmbio, também é um bom destino para quem deseja trabalhar no exterior. Profissionais mais qualificados e experientes têm chances de encontrar vagas em grandes empresas multinacionais, como Google, Facebook e Apple. Outras oportunidades são os bares, restaurantes e hotéis.

Japão

País rico em tecnologia, também está entre aqueles que mais contratam mão de obra brasileira. Os principais setores que contratam profissionais do Brasil são agricultura, saúde e construção. Mas também é possível encontrar oportunidade no serviço doméstico e como cuidador de idosos.

Portugal

Muitos brasileiros optam por Portugal devido à facilidade do idioma, já que se trata de um aspecto que simplifica essa transição e o relacionamento com outras pessoas.

As vagas disponibilizadas no país são de diversas áreas e para diferentes níveis de especialização, com maior oferta em cidades como Porto e Lisboa, onde a concorrência também é mais acirrada. A área de Tecnologia tem pouca mão de obra local, o que se traduz em uma grande oportunidade para brasileiros. No entanto, vale destacar outros setores também, como administrativo, apoio ao cliente, auditoria, financeiro, engenharia, hotelaria, entre outros.

Quais são as vantagens de trabalhar fora do Brasil?

Trabalhar no exterior pode gerar uma série de vantagens. A seguir, vamos mostrar as principais!

Conhecer e vivenciar outra cultura

Manter um contato direto com o país permite vivenciar a cultura de perto e conhecer os hábitos, costumes, práticas e perfis das pessoas. Também é possível entender um pouco mais sobre a gastronomia, a arte, a história e demais fatores, tudo isso de perto.

Viajar para outros locais

Como já se encontra em outro país, é possível conhecer outros locais, com paisagens e culturas diversas, como cidades do interior, metrópoles, praias, diferenças entre norte e sul, montanhas, entre outros ambientes.

Aprender e aprimorar novos idiomas

Mesmo que você frequentemente escute músicas, veja filmes ou leia notícias em outra língua, não é a mesma coisa que estar inserido no meio, ouvindo pessoas falando o idioma 24 horas por dia.

Além disso, ao estar em contato com cidadãos do país o tempo todo, fica mais fácil aprender a língua do jeito que ela realmente é falada, o que muitas vezes não ocorre nas escolas de idioma.

Outra questão importante é que, ao trabalhar no exterior, pode acontecer de você conhecer indivíduos de outros países e, com isso, sentir vontade de aprender outras línguas.

Fazer amigos

A falta da família, dos amigos e de demais pessoas queridas pode fazer com que você tenha um desejo ainda maior de conhecer as pessoas no país. Isso vai proporcionar a criação de novos laços de amizade com indivíduos das mais variadas partes do mundo.

Ganhar independência

Mesmo que você já tenha experiência em morar fora da casa dos pais ou em outra cidade, ainda se encontra próximo das pessoas, no país em que se fala a mesma língua e do qual conhece os hábitos e costumes. Agora, trabalhar em outro país e viver num ambiente com língua e cultura diferentes pode propiciar várias novas experiências.

Esse tipo de situação vai contribuir não apenas para que consiga se tornar fluente em outro idioma, bem como vai ajudar você a se tornar mais independente, tendo em vista que não terá muitas pessoas próximas com quem contar, especialmente no início. Mas é possível ganhar muito com isso, então é preciso continuar motivado e confiante, valorizando a experiência.

Alcançar destaque no mercado de trabalho

Outra questão relevante é que trabalhar no exterior tem um peso maior no currículo do que muitas experiências profissionais vivenciadas no Brasil, principalmente nos casos em que ser fluente em outro idioma se torna um diferencial competitivo. Isso ocorre pelo fato de que o mercado como um todo dá muito valor para vivências como essa.

Agora que você já sabe quais são os países que mais contratam brasileiros, é importante buscar informações a respeito desses locais para garantir a melhor adaptação à nova realidade. Igualmente é relevante contar com o auxílio de profissionais especializados para ajudar na emissão de todos os documentos necessários para entrar, permanecer e trabalhar no país escolhido e, dessa forma, evitar problemas no futuro.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite sua visita no blog para ler acerca da simplificação do processo de aquisição da cidadania portuguesa e saiba mais sobre o tema!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility