O acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia, três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. Liechenstein, Bulgária, Romênia e Chipre estão em fase de implementação do acordo. Os países que compõem o acordo fazem parte do chamado Espaço Schengen.
Por que Schengen?
O Espaço Schengen foi assim denominado em alusão a Schengen, localidade luxemburguesa situada às margens do rio Mosela e próxima à tríplice fronteira entre Alemanha, França e Luxemburgo. É uma pequena área dentro do município de Remerschen. Ali, em junho de 1985, foi firmado o acordo de livre circulação envolvendo cinco países, abolindo-se controles de fronteiras, de modo que os deslocamentos entre esses países passaram a ser tratados como viagens domésticas.
Como os brasileiros são beneficiados pelo Espaço Schengen?
Primeiramente, vale indicar que brasileiros não são obrigados a emitir vistos de turismo para entrar na União Europeia. Com isso em vista, o turista fica apenas restrito a ultrapassar os limites alfandegários daquele país que se destina quando pisa em solo europeu. Uma vez dentro do país, a pessoa não precisará apresentar passaporte em nenhuma outra fronteira do Espaço Schengen. A rigor, isso significa que o turista brasileiro tem livre circulação por 90 dias em qualquer um dos principais países europeus.
Os países que fazem parte
São 26 nações no total:
1- Alemanha
2- Áustria
3- Bélgica
4- Dinamarca
5- Eslováquia
6- Eslovénia
7- Espanha
8- Estônia
9- Finlândia
10- França
11- Grécia
12- Hungria
13- Islândia
14- Itália
15- Letônia
16- Liechtenstein
17- Lituânia
18- Luxemburgo
19- Malta
20- Noruega
21- Países Baixos
22- Polônia
23- Portugal
24- República Checa
25- Suécia
26- Suíça
Gostou do post? Assine nossa Newsletter!
2 Comentários