Jornalista correspondente no Brasil: como funciona?

Jornalista

Você sabe o que é necessário fazer para conseguir ter um jornalista atuando como correspondente internacional no Brasil? A nossa nação é uma das mais importantes entre os países emergentes. Justamente por isso, muitos veículos de imprensa internacional criam sucursais no nosso país.

Estar dentro do Brasil é uma forma simples de conseguir acesso rápido às principais fontes e aos agentes públicos do país. Também facilita a apuração de reportagens longas e o intercâmbio de ideias com outros profissionais. Mas isso só é possível se o profissional estiver com o visto em dia e as demais autorizações necessárias.

Quer saber como isso pode ser feito e quais são os documentos necessários para ser um jornalista correspondente no Brasil? Então, confira o texto a seguir!

O que é necessário fazer para ser um jornalista correspondente no Brasil?

A emissão de visto de trabalho para jornalistas de outros países é regulada pela Resolução Normativa nº 17 da Polícia Federal, emitida em 12 de dezembro de 2017. O profissional deve apresentar determinados documentos, tais como:

  • documento de viagem válido;
  • certificado de imunização internacional em conformidade com as normas da Anvisa;
  • comprovante de meio de transporte para a entrada no país e, quando necessário, para a saída do território brasileiro;
  • atestado de antecedente criminais emitido pelo país de origem.

A empresa que faz a contratação do jornalista também deve emitir e apresentar uma declaração que contenha informações sobre as atividades da empresa interessada, escopo de atuação do jornalista, dados sobre remuneração, entre outros.

Quando autorizações especiais são necessárias?

Há alguns casos em que o visto, que contém validade de dois anos, demandará autorizações especiais. Por isso, fique atento. Afinal, não ter esses documentos pode atrasar o início do trabalho do jornalista.

Os casos são os seguintes:

  • quando o trabalho for relacionado à captura de imagens em movimento, com ou sem som, para fins comerciais e publicitários, a autorização de filmagem emitida pela Ancine é obrigatória;
  • atividades executadas em terras indígenas ou áreas de preservação ambiental demandam autorizações especiais das autoridades brasileiras.

Por que contar com o apoio da BR-Visa antes de migrar para o Brasil?

Mudar-se de país não é algo simples, especialmente quando fazemos isso por trabalho. Dos cuidados com a escolha da moradia até o visto, tudo deve ser feito com um bom planejamento. Isso evita multas e garante que a mudança ocorrerá dentro do esperado.

Para quem quer trabalhar como jornalista no Brasil e vem do exterior, os cuidados podem ser solucionados com o apoio de um especialista. Que orientará quanto ao pagamento de taxas e a apresentação dos documentos. Assim, você poderá reduzir as chances de qualquer imprevisto acontecer e garantir que o visto seja emitido a tempo.

Por isso, não deixe de investir no trabalho de uma empresa como a BR-Visa para obter o seu visto de trabalho em prazos curtos e a um custo baixo. A partir do apoio dos nossos especialistas, você conseguirá emitir todas as autorizações necessárias e garantir que o seu trabalho como jornalista correspondente no Brasil inicie-se rapidamente!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então, fale com a gente!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility