A partir de 30 de setembro, os brasileiros que planejam visitar o Japão por um período de até 90 dias não necessitarão de visto para sua entrada no país.
Essa mudança é resultado de um acordo de isenção recíproca negociado entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada do Japão. Inicialmente, o acordo terá uma validade de três anos, podendo ser estendido. A comunicação oficial sobre essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 11 de setembro.
Quem dispensa a necessidade de visto?
De acordo com as novas diretrizes, cidadãos brasileiros que possuam passaportes regulares e válidos terão a permissão de entrar no Japão sem a necessidade de um visto, desde que a sua estadia no país não exceda 90 dias.
No entanto, é importante observar que a dispensa de visto não se aplica a brasileiros que pretendam viajar ao Japão com o propósito de buscar emprego ou desempenhar uma ocupação remunerada. Essa mesma regra se aplica aos japoneses que estejam planejando viagens ao Brasil com objetivos semelhantes.
Qual será o impacto?
A medida visa fortalecer os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Japão, simplificando não apenas as viagens, mas também fomentando as interações culturais e comerciais entre ambos os países.
A decisão passa a valer antes do retorno da exigência de visto para cidadãos japoneses que desejam ingressar no Brasil, o qual estava programado para 1º de outubro. A justificativa do governo brasileiro para essa decisão anterior era a ausência de reciprocidade diplomática, visto que os japoneses já estavam isentos da necessidade de visto para viajar ao Brasil desde 2019.
Imagem de Pexels