Japão anuncia isenção de visto para brasileiros

A partir de 30 de setembro, os brasileiros que planejam visitar o Japão por um período de até 90 dias não necessitarão de visto para sua entrada no país.

Essa mudança é resultado de um acordo de isenção recíproca negociado entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada do Japão. Inicialmente, o acordo terá uma validade de três anos, podendo ser estendido. A comunicação oficial sobre essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 11 de setembro.

Quem dispensa a necessidade de visto?

De acordo com as novas diretrizes, cidadãos brasileiros que possuam passaportes regulares e válidos terão a permissão de entrar no Japão sem a necessidade de um visto, desde que a sua estadia no país não exceda 90 dias.

No entanto, é importante observar que a dispensa de visto não se aplica a brasileiros que pretendam viajar ao Japão com o propósito de buscar emprego ou desempenhar uma ocupação remunerada. Essa mesma regra se aplica aos japoneses que estejam planejando viagens ao Brasil com objetivos semelhantes.

Qual será o impacto?

A medida visa fortalecer os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Japão, simplificando não apenas as viagens, mas também fomentando as interações culturais e comerciais entre ambos os países.

A decisão passa a valer antes do retorno da exigência de visto para cidadãos japoneses que desejam ingressar no Brasil, o qual estava programado para 1º de outubro. A justificativa do governo brasileiro para essa decisão anterior era a ausência de reciprocidade diplomática, visto que os japoneses já estavam isentos da necessidade de visto para viajar ao Brasil desde 2019.

Imagem de Pexels

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility