Conheça a história dos imigrantes no Brasil até os dias atuais

A população brasileira é considerada uma das mais miscigenadas do mundo. Isso se deve ao fato de que, no decorrer da formação do país e da história dos imigrantes no Brasil, houve uma grande imigração de povos africanos, portugueses e de outros países da Europa. Em todos os momentos, as migrações foram motivadas por questões principalmente econômicas, mas também em virtude de aspectos políticos e sociais.

Atualmente, ainda podemos perceber um grande fluxo de imigrantes, mais especificamente venezuelanos, que buscam ter uma vida um pouco mais tranquila no norte brasileiro, devido a seu país de origem estar passando por instabilidade política e econômica.

Caso queira relembrar de como se deu a imigração em toda a história do Brasil e qual a realidade atual desse tema, preparamos um artigo completo para você. Acompanhe!

Como a imigração ocorreu desde o início no Brasil?

A princípio, é interessante falarmos sobre como se deu a imigração no território brasileiro. Ela teve início com a chegada dos portugueses no ano de 1500, que teve como principal objetivo explorar as terras desconhecidas e, logo depois, iniciar o plantio de cana-de-açúcar. Vale ressaltar que, durante todo o período colonial e monárquico, a imigração no Brasil foi predominantemente portuguesa e africana.

Mesmo com essa realidade, nas primeiras décadas do século XIX, povos de outros países, principalmente da Europa, também vieram para o país buscando obter melhor condição de vida e boas condições de trabalho. Já no começo da década de 1820, houve um registro de imigrações de países diversos, como foi o caso de suíços que permaneceram na cidade de Nova Friburgo (atual estado do Rio de Janeiro).

Outro exemplo foi a imigração de alemães em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Nesse caso, as atividades predominantes eram o trabalho no campo da agricultura e pecuária. Temos também a imigração de italianos que, ao chegarem ao Brasil, se instalaram predominantemente na cidade de São Paulo, visando preencher o comércio local e completar a mão de obra na indústria. Outro caminho seguido por eles foi pelo interior do estado, com o objetivo de trabalhar na lavoura de café, atividade essa que começou a ganhar força em meados do século XIX.

No caso dos japoneses, percebeu-se uma imigração significativa só no ano de 1908. Boa parte deles foram trabalhar nas lavouras de café no interior do estado de São Paulo, assim como fizeram os italianos. Como é possível perceber, quando se trata de imigrantes no Brasil, em todos os momentos, as imigrações que foram ocorrendo no país tinham como motivação principal a procura por novas oportunidades de trabalho para, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida fora do seu país de origem.

Como é a realidade dos imigrantes no Brasil nos dias atuais?

Quanto à realidade da imigração no Brasil nos dias atuais, é válido pontuar que o país vive um novo momento se comparado aos cenários vividos na história. Com o passar dos últimos anos, ocorreu um fluxo crescente de grupos estrangeiros no Brasil, originados tanto de países desenvolvidos quanto de países subdesenvolvidos. Podemos citar, por exemplo, a vinda de executivos de grandes empresas multinacionais para o Brasil como expatriados, já que o mercado está cada vez mais aberto a demanda mundial.

Além desse fato, ao avaliar o histórico de migrações, é possível constatar que a tendência é que as imigrações no Brasil continuem aumentando, principalmente de populações vindas de países menos desenvolvidos, bem como povos de localidades marcadas por grandes conflitos, como é o caso de países do Oriente Médio.

Tempos atrás, um fluxo grande de haitianos veio para o Brasil entrando pelo norte do território em busca de emprego e melhores condições de vida. Já nos dias atuais, podemos apontar o fluxo migratório de venezuelanos como um dos maiores nos últimos anos.

O motivo dessa situação foi por conta da instabilidade econômica e política vivenciada na Venezuela devido à instituição de um governo de caráter autoritário, além da baixa arrecadação da economia local que resultou em uma grande taxa de desemprego e famílias em situação de pobreza e miséria. Nesse sentido, a vinda para o Brasil é uma forma de tentar mudar o quadro sofrido nos países de origem e garantir o mínimo de qualidade de vida.

Como está a situação de trabalho no Brasil para os imigrantes?

A Lei Nº 13.445 de migração tem como principal objetivo estabelecer o princípio consagrado pela Constituição de 1988, que atesta a igualdade de direitos a estrangeiros e brasileiros dentro do Brasil. A esse respeito, no passado, devido à falta de uma legislação sólida direcionada a pessoas de outros países, era comum haver exploração desses indivíduos, além de ser mais expressivo o sentimento de xenofobia.

Isso ocorria porque existia um pensamento de que os imigrantes chegavam no país para “roubar” as oportunidades de trabalho dos brasileiros. Para combater esse sentimento preconceituoso, os governos que sucederam na presidência foram criando dispositivos e regulamentações visando amparar os novos cidadãos. Graças às leis e à política de igualdade, muitos imigrantes têm conseguido encontrar, no Brasil, oportunidade de emprego e a chance de mudar de vida.

Além do mais, hoje em dia é possível encontrar várias empresas que trabalham tendo como pilar de gestão a busca por mais igualdade, sendo a forma de contratação de estrangeiros um ato que contribui para essa política. Somado a isso, há incentivos fiscais e benefícios financeiros que ajudam os empresários a contratar esse tipo de trabalhador para fazer parte da sua empresa.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da história dos imigrantes do Brasil até os dias atuais. Percebe-se que desde o princípio, a motivação dos estrangeiros em se instalar no país é a busca por uma melhor qualidade de vida, na medida em que, por alguma razão, isso não é mais possível de ser alcançado em seu país de origem.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros temas relevantes para você!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility