Exames de proficiência: entenda mais sobre o assunto aqui!

A naturalização brasileira é um processo que reúne algumas exigências e requisitos. O site no Ministério da Justiça e Segurança Pública reúne todas as informações relevantes para que uma pessoa se naturalize em nosso país. Entre elas estão os exames de proficiência.

O órgão executivo exige que a instituição promotora desse “teste” realize-o por meio do CELPE-BRAS, que é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (INEP). Pensando na importância do assunto, resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos as principais informações às quais você deve ter atenção para orientar seus colaboradores estrangeiros na hora de realizarem o exame de proficiência.

O que são os exames de proficiência?

O exame de proficiência tem por objetivo comprovar o grau de fluência e a capacidade de comunicação de uma pessoa quanto ao idioma de um país. Nele, são avaliados pontos como a escrita, fala, audição e leitura. Sua importância é elementar, tendo em vista que não há como imaginar uma pessoa trabalhando ou estudando em outro país sem conhecer bem o idioma.

Nesse sentido, ele serve para comprovar o domínio de uma língua estrangeira, sendo necessário para os processos de naturalização, programas de intercâmbio, mestrado e doutorado, bem como vagas de empregos em outros países.

A emissão dos certificados é feita por instituições renomadas, o que garante a efetiva proficiência de uma pessoa no idioma. No Brasil, ele acontece por meio de um programa chamado de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). Diversas instituições auxiliam o Governo Federal na execução desse procedimento.

No exterior, esse e outros testes também são realizados. Pessoas que desejam viajar para outros países com objetivos específicos podem ser obrigadas a fazer o exame. Entre os mais famosos, temos:

  • Test of English as a Foreing Language (TOEFL), para o idioma inglês;
  • International English Language Testing System (IELTS), que também é utilizado para esse idioma;
  • DELE e SIELE, diplomas utilizados pelo governo Espanhol como teste de proficiência no idioma do país;
  • DELF e DALF, para a língua francesa;
  • CELI ou CILS, certificado de proficiência para o idioma italiano;
  • HSK, utilizado para testar a proficiência no idioma mandarim;
  • JLPT, para o idioma japonês, entre outros.

Cada um dos exames de proficiência segue as regras e determinações de seu país. Nos próximos tópicos, detalharemos como funciona o teste realizado no Brasil.

Como os exames funcionam?

O exame de proficiência em português é realizado em duas partes. Separamos cada uma delas em tópicos diferentes para você entender melhor.

Primeira parte

A primeira parte é a escrita, dividida em 4 tarefas distintas. Nas de número 1 e 2 é utilizado um vídeo que tem por objetivo detectar as habilidades de compreensão e produção escrita. Geralmente, tem duração de 30 minutos.

A fase 3 também avalia essas habilidades, no entanto, o recurso utilizado é o áudio. A fase 4 é um texto escrito que tem por objetivo verificar a leitura, pontuação e escrita do candidato. Ambas costumam ter uma duração de 2 horas e 30 minutos.

Segunda parte

A segunda parte é a oral. Basicamente, ela se resume em uma conversa de aproximadamente 20 minutos com o avaliador-interlocutor e um avaliador-observador. Esse último não interfere na conversa.

No início, especialmente nos primeiros 5 minutos, são demonstradas as informações gerais para o participante. Nas etapas seguintes, a conversa tem como base pontos diferentes de acordo com os temas propostos. Isso é feito a partir de gêneros textuais, mesclando linguagem verbal e não verbal.

Como os exames de proficiência são pontuados?

A pontuação do exame de proficiência é dada separadamente entre as duas fases. Cada uma das tarefas recebe uma nota de 0 a 5, que é atribuída por dois corretores independentes. Assim, caso ocorra uma diferença maior que 1 ponto em algum dos itens é feita uma terceira correção com o objetivo de sanar quaisquer dúvidas sobre a pontuação do exame.

Na parte oral são avaliados: compreensão oral, fluência, competência interacional, adequação gramatical, pronuncia e adequação lexical. Nesse caso, os avaliadores também atribuirão uma nota que variará de 0 a 5.

Depois da atribuição dos pontos da parte oral, a nota final é calculada da seguinte forma:

  • 50% corresponde à avaliação da compreensão oral, competência interacional e fluência;
  • 42% corresponde à adequação lexical e gramatical;
  • 8% corresponde à pronúncia.

Por fim, a nota final da parte 1 é a média aritmética entre as notas atribuídas pelos dois avaliadores. A pontuação obtida é inserida em uma tabela que determinará o nível do candidato. Ela é distribuída da seguinte forma:

  • pontuação de 0,00 a 1,99: sem certificação;
  • de 2,00 a 2,75: nível intermediário;
  • entre 2,76 e 3,50: intermediário superior;
  • de 3,51 a 4,25: nível avançado;
  • acima de 4,26 até 5,00: avançado superior.

O que significa cada um dos níveis?

O Intermediário é categorizado para quem tem um domínio operacional da língua portuguesa, sendo capaz de compreender e produzir textos orais e escritos, porém, sobre assuntos limitados. Geralmente, ele consegue se comunicar em situações do cotidiano.

O Intermediário Superior é aquele que tem as mesmas características do anterior, no entanto, com alguns problemas menos frequentes. O Avançado tem um domínio mais amplo da língua portuguesa, apresentando inadequações pontuais, contudo, que não afetam significativamente a comunicação.

Por fim, o Avançado Superior é aquele que preenche todos os níveis de pronúncia e escrita do português. Ele tem inadequações do idioma, mas que não afetam em praticamente nada a comunicação.

Reconhecer esses níveis é importante para que a pessoa cumpra com o requisito de comunicação portuguesa para a naturalização brasileira. No entanto, empresas que desejam contratar profissionais de outros países também podem utilizar essa avaliação para conhecerem melhor sobre o nível do português do candidato que pode ser contratado.

Como você pode perceber, os exames de proficiência têm um papel-chave no processo de naturalização. Além disso, eles são exigidos para que as pessoas possam se naturalizar em vários países e não somente no Brasil. Afinal, para uma pessoa residir em um local é imprescindível o domínio do idioma.

Além da certificação de proficiência do Celpe-Bras, existem formas alternativas de comprovar o domínio da língua portuguesa para a Naturalização Brasileira.

Se você quiser saber um pouco mais sobre essas opções entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility