A pandemia provocada pela Covid-19 gerou diversos casos de contaminação e, infelizmente, mortes em diversos países do mundo. Em alguns, os números já estão controlados, enquanto em outros, o estado ainda é bastante preocupante. Por esse motivo, vamos mostrar a situação atual do coronavírus nos EUA.
Baste ler este conteúdo para entender os principais pontos. Vamos lá?
Quais são os números de casos e de mortes nos EUA?
Considerando os números absolutos, os EUA é o país que sofreu mais impactos pela pandemia. Os primeiros registros da doença ocorreram em janeiro de 2020, algumas semanas após a China ter informado sobre o primeiro surto do vírus, gerando uma preocupação grave em Nova Iorque, cidade mais afetada. Após medidas rígidas de isolamento, os números de casos em Nova Iorque reduziram, no entanto, certos motivos fizeram com que novos surtos surgissem, por exemplo:
- a reabertura precoce em alguns estados;
- o rompimento das medidas de isolamento no decorrer dos protestos contra o racismo.
Atualmente, entre as situações mais preocupantes está a Flórida, onde novos registros bateram metas diárias. No dia 14 de setembro de 2020, o número de casos do coronavírus nos Estados Unidos da América chegou a 6.538.053, e o número de mortes cresceu para 193.950. Entre as afirmações dadas pelo governo em relação ao alto número de dados, está a da grande quantidade de testes aplicados.
Os brasileiros podem entrar nos EUA durante a pandemia?
Como forma de impedir o aumento relevante de casos importados da doença, os EUA adotaram ações restritivas sobre a entrada de estrangeiros nos últimos meses. Dessa forma, ficou proibida, desde o dia 24 de maio de 2020, a entrada de pessoas vindas do Brasil. Porém, algumas exceções foram aplicadas, sendo elas:
- indivíduos que moram nos Estados Unidos ou casados com cidadãos americanos ou que possuam residência permanente no país;
- filhos ou irmãos de americanos ou residentes permanentes menores de 21 anos;
- integrantes de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que entrem no país a convite dos governos dos EUA.
Conforme o governo, a decisão foi tomada com fundamento em aspectos técnicos, que consideram vários fatores, como volume de viagens, casos totais, expectativa de crescimento e demais.
No dia 14 de setembro de 2020, houve uma alteração nas restrições de entradas de voos vindos do Brasil.
Quais são as perspectivas para a normalização da pandemia no país?
As medidas do combate ao coronavírus nos EUA têm combinado bastante esforços, como a aplicação do isolamento e distanciamento social e a orientação à população sobre mudanças e inserção de hábitos preventivos, como o uso de máscara, a lavagem das mãos com frequência etc. O surto da pandemia nos Estados Unidos da América começou antes do que no Brasil. Dessa forma, o pico foi alcançado antes também e houve uma diminuição. No entanto, nas últimas semanas, a média móvel de casos começou a subir novamente, o que demonstra que seus efeitos ainda estão em forte crescimento no país.
Como pôde perceber, ainda não é possível prever quando o surto provocado pelo coronavírus nos EUA vai minimizar. Apesar de o Presidente Donald Trump acreditar que a vacina contra a doença está próxima, o ideal é que a população se mantenha seguindo as orientações.
Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita ao blog para ler sobre “como minimizar os riscos de ter o visto de turista para os EUA negado” e saiba mais sobre o assunto!
2 Comentários